Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Caratecas disputam seletiva para Campeonato Sul-Americano

Atletas da Cidade lutam no Ginásio do Ibirapuera
No sábado e domingo (9 e 10), a partir das 8 horas, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, Capital, a equipe de caratê de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK) disputa a segunda seletiva nacional para formar a seleção verde e amarela que participará do Campeonato Sul-Americano, que ocorre de 28 de junho a 3 de julho, em Assunção, no Paraguai.

O campeão e o vice-campeão de cada categoria juntam-se aos vencedores da primeira seletiva, que foi realizada em março, em Fortaleza. Depois, os quatro caratecas de cada divisão treinam com a comissão técnica nacional. Por fim, esta define os dois integrantes da seleção brasileira que luta no Paraguai. Na etapa inicial, no katá (exibição de formas) os praiagrandenses Caroline de Lima e Rilan Elias Reis garantiram classificação para a seletiva final. No kumitê (luta), Thiago Benitz dos Santos participou, mas não se qualificou.

Na modalidade existem as categorias pré-mirim (até 5 anos), mirim B (6 e 7), mirim A (8 e 9), infantil B (10 e 11), infantil A (12 e 13), juvenil-cadete (14 e 15), junior (16 e 17), sub-21, sênior (18 a 34), máster A (35 a 40), B (41 a 45) e C (mais de 46). Há também, divisão por peso e graduação (kyu). Quanto menor o kyu (faixa), mais evoluído é o atleta: branca (6º kyu), amarela (5º), laranja (4º), verde (3º), azul ou roxo (2º), castanho ou marrom (1º).

Medalhas – No último mês, caratecas praiagrandenses participaram da 9ª Copa Brasil Biolab, em Pouso Alegre, Minas Gerais. A equipe local faturou medalhas no torneio. No katá, terceiros lugares para Caroline de Lima (júnior – 3º kyu e acima) e Rebecca Torquato (mirim – absoluto), Rilan Elias Reis (infantil B – 3º kyu e acima).

No kumitê, título para Natalia Rodrigues (cadete – menos de 50 kg – 3º kyu e acima), Bruna Baiocchi (infantil A – menos de 50 kg – 3º kyu e acima) e Rilan Elias Reis (infantil B – mais de 40 kg). Segundas colocações para Gabriel Stankunas (infantil A – menos de 45 kg – 3º kyu e acima). Terceiras posições para Jéssica de Paula Linhares (infantil A – menos de 45 kg – 3º kyu e acima), Yasmim Nunes (cadete – menos de 55 kg – 3º kyu e acima), Sabrina Silva Rodrigues (junior – menos de 60 kg – 3º kyu e acima) e Thiago Benitz dos Santos (cadete – menos de 55kg - 3º kyu e acima).

Treinos - Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em quatro Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguera), Seikan (Márcio Papi – Tupi) e Kami Dojo (Roberto Rodrigues - Samambaia). E ainda, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão).

Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: