Páginas

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Por melhor formação de árbitros, FPF recebe visita internacional

A Federação Paulista de Futebol (FPF) recebeu nesta terça-feira (25) a visita da inglesa Janie Frampton, diretora da empresa Sports Officials Consultancy Ltd., que conversou com o presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol de São Paulo (CEAF-SP), Cel. Marcos Marinho, e o diretor da Escola de Arbitragem Flávio Iazzetti, Roberto Perassi.

O intermediário da visita foi o psicólogo do CEAF-SP, Gustavo Korte. “Participei de outro projeto com a FIFA e tinha feito contato com a Federação Inglesa para ter mais conhecimento, a gente acabou mantendo contato e ela (Janie Frampton) me disse que viria ao Brasil, então marcamos essa visita”, explicou.

Roberto Perassi enalteceu a visita da inglesa e a oportunidade de trocar experiências. “Temos a busca pela excelência. E quando você tem alguém da FA que traga uma nova experiência no campo da formação de novos árbitros faz parte do nosso crescimento”, comentou.

Korte ressaltou que o objetivo do encontro é trocar experiência para que a formação dos árbitros aconteça mais cedo. “Uma das propostas é começar a arbitrar desde cedo. É uma exigência da FIFA. No Brasil não tem uma cultura de formar jovens árbitros. Na Inglaterra já tem isso, então esse é o objetivo”, falou.

Para Janie, é importante que o trabalho com os árbitros comecem desde cedo. “Quanto mais cedo você desenvolver o árbitro, melhor vai ser porque você evita que eles criem maus hábitos na arbitragem”, disse.

Para seguir as recomendações da FIFA, a formação de jovens árbitros é uma das buscas da escola de arbitragem da FPF. “Estamos contatando locais e pessoas que têm essa experiência de formação, para podemos aprendermos quais são as estratégias, formação do grupo, a forma metodológica de desenvolvimento, a parte pedagógica. Tudo isso é importante para colocarmos em prática”, falou Perassi.

A escola de árbitros da FPF terá duas novas turmas iniciando o curso no início de agosto. “A nossa média de idade para a nova turma é de 22, 23 anos. É uma média boa para nossa formação”, finalizou Perassi.

Nenhum comentário: