Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2014

Luis Gustavo é vice-campeão brasileiro do lançamento do martelo

Atleta da Cidade é destaque no cenário nacional

Integrando a seleção paulista, o atleta de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc), Luis Gustavo Aguiar da Silva, conquistou a medalha de prata na prova do lançamento do martelo, no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo, categoria juvenil (18 e 19 anos). O evento, realizado pela Confederação Nacional (CBAT), terminou no último domingo (29), na pista do Estádio Willie Davis, em Maringá, no Paraná.

Na oportunidade, Luis alcançou a marca de 58m92cm, sendo superado apenas por Paulo Nickele Gonçalves Junior (Rio Grande do Sul), que marcou 60m40cm. A pontuação obtida pelo atleta de Praia Grande ajudou a seleção paulista na conquista do título brasileiro. No total, o time estadual obteve 75 medalhas (33 ouros, 26 pratas e 16 bronzes). Na sequência, terminaram as turmas do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Agora, Luis aguarda a definição da lista de atletas que vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Juvenil, que ocorre de 22 a 27 de julho, na cidade de Eugene, nos Estados Unidos. Dois atletas representam o país na disputa. A definição da CBAT deve ocorrer ainda nesta semana. O grupo municipal recebe orientação técnica dos professores Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Daniela Eiko Itani.

Dados – Natural de Praia Grande, Luís reside no Bairro Sítio do Campo e estuda na Escola Estadual Oswaldo Luís Sanches Toschi. Iniciou no atletismo em 2008, na pista municipal da Cidade. Neste ano, sagrou-se tetracampeão paulista (2011 a 2014) e vice-campeão dos Jogos Regionais. Venceu os Meetings de Ptuj, na Eslovênia, com a marca de 64m76cm (novo recorde pessoal); e Zagreb, na Croácia. Ainda na Croácia, foi oitavo colocado, com 51m49cm, no Meeting Internacional de Varazdin.

Ganhou a disputa do 5º Campeonato Brasileiro Interclubes Caixa de Atletismo, juvenil. Ele ficou com a medalha de ouro após conseguir um lançamento de 60m61cm, a melhor marca do ano, no país, na categoria. Em março, na primeira etapa do Campeonato da Federação Paulista de Atletismo (FPA), Luis conquistou o título com a marca de 58m79cm. 

Em 2013, sagrou-se campeão paulista, brasileiro e nacional interclubes. Foi quarto colocado na Gymnasíade (Jogos Mundiais Escolares), sexto nos Jogos Abertos do Interior e sétimo nos Jogos Regionais (competição adulta). É o atual líder dos rankings paulista (FPA) e Brasileiro (CBAT), categoria menor (16 e 17 anos).

Em 2012, foi campeão paulista, vice-brasileiro e dos Jogos Regionais. Conquistou medalha de bronze na final estadual dos Jogos da Juventude, foi quarto colocado nos Jogos Regionais e oitavo posicionado no Campeonato Sul-Americano realizado em Mendonza, na Argentina. Em 2011, estabeleceu os novos recordes brasileiros e paulista da prova do martelo, na categoria mirim (14 e 15 anos).


Nenhum comentário: