Páginas

terça-feira, 8 de julho de 2014

Carateca Jéssica Linhares é bicampeã Sul-Americana

Atleta da Cidade integrou seleção Brasileira

Integrante da equipe de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer - SEEL, Secretaria de Educação – Seduc; LPK e Associação de Pais - APK), a carateca Jéssica Linhares de Paula (Escola Celestin Freinet/Academia Yoshimura Kyokai), categoria júnior (16 e 17 anos), peso menos de 48 quilos, venceu a disputa de kumitê (luta), do 14º Campeonato Sul-Americano de Caratê. Ela já havia obtido o mesmo feito em 2013. O evento, finalizado no último domingo (29), ocorreu em Sucre, na Bolívia.

“Graças a Deus repeti o feito de 2013. Estou muito feliz”, afirmou a carateca. “Obrigada a todos que torceram por mim, que acreditaram na minha capacidade e apostaram na minha dedicação. Agradeço também ao apoio da comissão técnica da seleção brasileira e de todos os companheiros do time nacional que estavam lá me apoiando. Como costumo dizer, eu sou guerreira, eu sou da seleção”.

Prata – Ainda no kumitê, no Campeonato Sul-Americano, a carateca Rafaela Beatriz dos Santos Silva (Academia Yamato Dojo) obteve medalha de prata na categoria infantil (12 e 13 anos), peso mais de 45 kg. Já Letícia Maria Santana Garcia, na júnior, menos de 48 quilos, terminou na quinta colocação. Outro atleta local lutou na Bolívia, mas não obteve classificação: Gabriel Pereira Stankunas, competiu na júnior, menos de 55 kg, 2º kyu e acima. 

Jéssica - Natural de Praia Grande e estudante do Colégio COC Novo Mundo (Bairro Forte), nesta temporada, em Las Vegas, nos Estados Unidos, Jéssica conquistou três medalhas de ouro em torneios internacionais. No USA Open, no peso menos de 48 quilos, Jéssica garantiu o primeiro lugar no individual e por equipes (seleção brasileira) ao lado das caratecas Maria Nóbrega e Gabrielle Sepe. Na Copa Internacional, Jéssica foi campeã no peso menos de 55 kg. 

Venceu o Torneio Aberto de Caratê do Arnold Classic Brasil. Foi ainda quarta colocada na disputa de katá (exibição de movimentos na qual avalia-se a perfeição dos golpes) nos Jogos Regionais. Em 2013, Jéssica sagrou-se campeã da 15ª Gymnasiade – Jogos Mundiais Escolares, sul-americana, brasileira dos estilos tradicional e shorin-ryu; por equipes nos Jogos Regionais (competição adulta) e da Copa São Paulo; vice-campeã paulista e conquistou o bronze no Torneio Aberto do Arnold Classic Brasil. Foi quarta colocada nos Jogos Abertos do Interior (evento adulto) e sétima posicionada no Pan-Americano.

Entre outras conquistas, em 2012, Jéssica garantiu bronze na Copa Brasil, nos Paulista e Brasileiro. Em 2011, foi campeã brasileira e paulista. Em 2010, venceu a Copa São Paulo, conquistou bronze no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (armas típicas japonesas) e no Paulista Escolar.

Rafaela - Estudante do Colégio Universo (Bairro Ocian), Rafaela nasceu em Praia Grande, em 4 de julho de 1990. Ele treina na Academia Yamato Dojo (Bairro Anhanguéra). Em 2014, foi vice-campeã da primeira etapa do Campeonato Brasileiro Regional e faturou a medalha de bronze no Torneio Aberto de Caratê do Arnold Classic Brasil.

Em 2013, conquistou o título brasileiro de duas modalidades (caratê-do e shotokan), foi campeão paulista escolar; vice-campeã sul-americana e ficou com o bronze no Paulistão (FPK). Disputou o Campeonato Pan-Americano na Colômbia. Em 2012, foi campeã da 11ª Copa Subaru e dos Jogos Escolares de Praia Grande, vice-campeã da Copa Brasil Biolab, bronze nas Copas Tietê e Ouro. Em 2011, foi campeã paulista (FPK) e vice-campeã brasileira (CBK).

Praia Grande – Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em seis Academias: Yoshimura Kyokai/SEEL (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia), Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi).

E Ômega Fitness (Allan Jozala – Caiçara), além da Escola Celestin Freinet (Sérgio de Freitas – Guilhermina), no Ginásio Rodrigão (Denise Santos – Tupi), no PIC Melvi (Milton Assada - Melvi) e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na SEEL, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: