Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

São Bernardo do Campo sedia os Jogos Regionais 2015

Competição ocorre em julho

Faltando três meses para o início dos 59º Jogos Regionais do Estado de São Paulo – 1ª Região, a delegação de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – Seel e Educação - Seduc) finalmente sabe onde vai competir de 15 a 25 de julho. Na última semana, foi definida pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) que a cidade de São Bernardo do Campo, na Região do Grande ABCD Paulista, é a sede da disputa. 

“É um alívio muito grande porque agora podemos definir toda nossa logística de competição”, afirmou o professor da SEEL Antônio Carlos Salles. “Precisamos agendar o transporte das equipes, disparar licitações de alimentação e beliches, entre inúmeras outras tarefas. Vamos até o Grande ABCD para escolher alojamento, checar se o local necessita de adaptações para receber nossa delegação. Há muito para se fazer em pouco tempo”. 

Regularmente, as eleições para a escolha da cidade-sede dos Jogos Regionais ocorreriam com dois anos de antecedência. Mas, há algumas temporadas, não tem havido candidatas. Em 2013, Mauá havia vencido o pleito. Contudo, devido ao custo para realizar o evento, desistiu.

Não é a primeira vez que tal fato ocorre. Em 2012 e 2011, as cidades escolhidas (São Caetano do Sul e Barueri) para receber a competição também desistiram. Os Jogos Regionais de 2014 aconteceram em Osasco. Em 2013, a disputa realizou-se em Barueri. Em 2012 e 2011, em Santo André. Em 2010, em Guarujá.

Dados – Os Jogos Regionais são uma competição classificatória para os Jogos Abertos do Interior. A SELJ divide as cidades do Estado em oito blocos (Regiões). Apenas a 1ª Região (onde está Praia Grande e os demais municípios da Baixada Santista) é que não tem sede definida. Nas demais já está concretizado: Taubaté (2ª Região), Santa Bárbara D´Oeste (3ª), São José do Rio Pardo (4ª), Barretos (5ª), Jales (6ª), Osvaldo Cruz (7ª) e Jundiaí (8ª).

Nos Jogos Regionais disputam-se 24 modalidades. Na primeira região, competem 31 cidades. Na primeira divisão, estão São Bernardo do Campo (atual bicampeã – 2013 e 2014), Santos, São Caetano do Sul, Santo André, Osasco, Barueri, Guarujá e Praia Grande (oito primeiras colocadas de 2014); mais Ribeirão Pires e Peruíbe (campeã e vice da segunda divisão na temporada passada). 

Na série A-2 disputam Bertioga, Itanhaém, São Vicente, Cubatão, Mongaguá, Itariri, Pedro de Toledo, Mauá, Rio Grande da Serra, Carapicuíba, Diadema, Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande Paulista.

Em 2014, a turma de Praia Grande terminou em sexto lugar, com 123 pontos e 80 medalhas (29 ouros, 33 pratas e 18 bronzes). Os pódios foram conquistados nos torneios de atletismo masculino (M) e para pessoas com deficiência (PcD), caratê feminino (F), ginástica artística M sub-16, judô F/M, natação PcD, vôlei de praia M/F.

Nenhum comentário: