Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Equipe de basquete vai à fase regional dos Joguinhos

Time Praiagrandense compete na categoria sub-19
A equipe masculina sub-19 de basquete de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) qualificou-se à fase regional dos Jogos Estaduais Abertos da Juventude, os Joguinhos. Na última segunda-feira (27), no Centro Esportivo Armando Cunha, em Cubatão, na segunda e última rodada da etapa sub-regional (envolve apenas municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista) os rapazes da Cidade venceram, por 81 a 29, a equipe de Cubatão.

Como na primeira rodada eles derrotaram Guarujá por 75 a 25, sagraram-se campeões da sub-regional e avançaram à regional (reúne os vencedores da sub-regional e do Litoral Sul), que ainda não teve a data de realização definida. Além do time masculino de basquete de Praia Grande, já haviam qualificado-se à etapa regional os times de futsal feminino, handebol masculino, vôlei feminino e masculino.

Mais - Nesta quinta-feira (30), às 20 horas, no Ginásio Tejereba, em Guarujá, no handebol, as meninas de Praia Grande enfrentam Cubatão também valendo o primeiro lugar da fase sub-regional. No sábado (2), às 11 horas, no Centro Comunitário Beija-Flor, em São Vicente, no futebol, o time masculino, que ainda tem chances matemáticas de classificação, joga contra Cubatão. 

Confira todos os resultados dos times da Cidade:

Basquete masculino (qualificado a etapa regional)
22/04 – Praia Grande 75 x 25 Guarujá
27/4 – Praia Grande 81 x 29 Cubatão

Futsal feminino (qualificado a etapa regional)
7/4 – Praia Grande 5 x 4 São Vicente
9/4 – Praia Grande 1 x 0 (w.o.) Bertioga
15/4 – Praia Grande 3 x 3 Santos

Futsal masculino (eliminado)
7/4 – Praia Grande 5 x 4 São Vicente
9/4 – Praia Grande 4 x 2 Cubatão
15/4 – Praia Grande 2 x 3 Guarujá

Futebol masculino (em andamento)
11/4 – Praia Grande 0 x 2 São Vicente
18/4 – Praia Grande 0 x 2 Guarujá
25/4 – Praia Grande 2 x 1 Bertioga

Handebol feminino (em andamento)
23/4 – Praia Grande 22 x 12 Guarujá

Handebol masculino (qualificado a etapa regional)
22/4 - Praia Grande 26 x 16 Santos
23/4 – Praia Grande 21 x 18 Guarujá

Vôlei feminino (qualificado a etapa regional)
1/4 – Praia Grande 2 x 0 São Vicente
17/4 – Praia Grande 2 x 1 Cubatão

Vôlei masculino (qualificado a etapa regional)
1/4 – Praia Grande 2 x 0 Guarujá
17/4 – Praia Grande 2 x 1 Cubatão

Xadrez masculino (eliminado)
18/4 – Praia Grande 2 x 2 Guarujá
18/4 – Praia Grande 0 x 4 Cubatão

Dados - Esta etapa da disputa é coordenada pela Delegacia Regional da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), localizada em Santos. Na sub-regional, as equipes jogam todas contra todas, em sede única. A que obtiver mais pontos avança para a regional (reúne os vencedores da sub-regional e do Litoral Sul). Os vencedores da regional qualificam-se para a final estadual, a qual reúne as 12 cidades campeãs regionais mais a delegação do município-sede. A 29ª edição da fase final dos Joguinhos ocorre em outubro, em local ainda não definido.

Além do vôlei, na sub-regional, Praia Grande compete com as equipes de basquete, futebol, futsal e handebol. Outras turmas de Praia Grande qualificaram-se diretamente para a fase regional. É o caso do atletismo, ginástica artística, judô e natação, masculina e feminina; e da ginástica rítmica desportiva (GR) feminina. Assim, de 14 modalidades existentes, a Cidade disputa 10; não competindo no tênis, tênis de mesa, futebol feminino, jogo de damas mistas e basquete feminino. 

Retrospecto – Em 2014, em Itapetininga, a delegação sub-19 de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação - Seduc) obteve resultados inéditos na disputa da fase final dos 28º Jogos Abertos da Juventude. Neste torneio, os times da Cidade representaram as seleções da Diretoria Regional de Esporte e Lazer (DREL) de Santos.

No basquete masculino, o grupo municipal terminou em oitavo lugar. Na primeira fase, os rapazes encerraram na liderança do grupo D, ao derrotar as turmas de Itapetininga, por 63 a 41; Presidente Prudente, por 93 a 48; e Sertãozinho, por 65 a 53. Na segunda fase, chave E, eles perderam para os selecionados de São José do Rio Preto, por 72 a 43; Taubaté, por 87 a 27; e Franca, por 113 a 39.

As equipes infantis feminina (11 e 12 anos) e masculina (12 a 14) sagraram-se campeãs gerais. Individualmente, as ginastas locais obtiveram 10 medalhas (três ouros, duas pratas e cinco bronzes). Os meninos subiram outras 10 vezes no pódio (quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes). Na ginástica rítmica desportiva (GR), as meninas da Cidade garantiram a oitava posição. 

O selecionado de judô conquistou cinco medalhas (três ouros, uma prata e um bronze); foi vice-campeão no feminino e quarto colocado no masculino. A equipe de atletismo obteve duas medalhas (um ouro e um bronze), sendo o grupo masculino 12º colocado e o feminino 14º. Na natação, o grupo masculino terminou em 14º lugar. A turma municipal feminina encerrou em 16º Lugar.

Em 2013, a SELJ não realizou a fase final dos Joguinhos. Ao, todo, 90 atletas de Praia Grande qualificaram-se para disputar a etapa final. Representarim a Cidade, as seleções de atletismo masculina e feminina (M/F); futsal M/F, judô M/F, ginástica artística M/F, ginástica rítmica desportiva (GRD) F, natação M/F e tênis M. Todas foram ganhadoras das etapas regionais e sub-regionais.

Em 2012, em Presidente Prudente, a delegação municipal de 60 atletas, em cinco modalidades, faturou 20 medalhas (oito ouros, quatro pratas e oito bronzes) na final estadual dos Joguinhos. Foi o melhor resultado da Cidade na competição. Por equipes, as judocas e as ginastas foram campeãs gerais pela primeira vez. A equipe de atletismo feminino foi quarta colocada, posição inédita. A turma do handebol ficou em sétimo lugar. As meninas da GRD obtiveram um histórico 13º lugar. O time de atletismo masculino acabou na 25ª colocação.

Em 2011, na cidade de Osvaldo Cruz, a delegação local de 50 competidores em cinco esportes, obteve 11 medalhas (cinco ouros, três pratas e três bronzes). Por times, o judô feminino de Praia Grande sagrou-se vice-campeão. As meninas da ginástica artística terminaram em terceiro lugar. O grupo do handebol masculino garantiu o quinto posicionamento. O time masculino de judô ficou na sétima posição. As garotas do atletismo acabaram na oitava colocação. O selecionado de Ginástica Rítmica Desportiva encerrou em 16º lugar. Os meninos do atletismo foram 33º colocados.

Nenhum comentário: