Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tawany Gianelo disputa Circuito Europeu de Judô

Técnica da Cidade, Danusa Shira comanda a seleção nacional sub-20
 
 XAFTEC
Atleta da Cidade compete na República Tcheca e na Alemanha
Nesta quarta-feira (1ª), em São Paulo, a judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc, e Liga Praiagrandense de Judô) e integrante da seleção brasileira sub-20, Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping/Escola Técnica Fortec/Escola de Idiomas Wizard Praia Grande), 16 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), embarca para a Europa. A atleta disputará duas etapas do Circuito Europeu da modalidade.

No dia 4, Tawany luta em Praga, na República Tcheca. No dia 11, a judoca compete em Berlin, na Alemanha. A atleta estará acompanhada da técnica municipal, professora Danusa Shira Bittencourt, que também comanda o time nacional.

“A equipe brasileira sub-20 vai estar concentrada de 1º a 16 de agosto, fazendo treinamento de campo com seleções de outros países e disputando etapas do Circuito Europeu de Judô”, explicou Danusa.

Título – Nesta temporada, em maio, na Ucrânia, Tawany conquistou medalha de ouro na Copa de Kiev (etapa do Circuito Europeu, categoria júnior). Na decisão do título, a judoca derrotou, por ippon (golpe perfeito da modalidade – pontuação máxima), a russa Venera Nizamova. A atleta local também obteve medalha de prata na Copa de Lyon, na França. Na decisão, Tawany perdeu, por ippon, para a romena Rut Barna.

No início do ano, realizou período de treinamentos com a seleção nacional em Paris, na França, no Institut National du Sport, de L´expertise et de la Performance, o Centro Francês de Alto Rendimento. Durante cinco dias, ela esteve no continente europeu, trabalhando ao lado de judocas alemães, franceses e japoneses.

Currículo – Neste ano, Tawany sagrou-se campeã paulista sub-20, da Copa São Paulo (categorias sub-20 e sênior), dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Regionais do Estado e do Campeonato Brasileiro Regional (Sul-Sudeste).

Em 2011, obteve o título mundial sub-17, em Kiev, na Ucrânia. Ganhou também, o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17). Em novembro, em Mogi das Cruzes, a tornou-se a mais nova atleta da história de Praia Grande a conquistar medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta. Em setembro, em Santiago, no Chile, sagrou-se campeã pan-americana.

Com o currículo completo de títulos, a judoca de Praia entrou para a história da modalidade e faz parte de um seleto grupo de atletas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário: