Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jogos Escolares de PG estão com inscrições abertas

Competição municipal tem início em setembro
 
 
XAFTEC
Escolam devem garantir participação até 15 de agosto
As instituições de ensino interessadas em participarem dos Jogos Escolares de Praia Grande 2012 (Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS e Escola de Idiomas Wizard Praia Grande) devem confirmar inscrição até o dia 15 de agosto, das 8 às 11 horas, na Fabrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). O congresso técnico do evento está marcado para 22 de agosto. A competição tem organização da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com apoio da Secretaria de Educação (Seduc).

O torneio reúne alunos de 7 a 17 anos, envolve instituições de ensino das redes pública (municipal e estadual) e particular. Os Jogos Escolares de Praia Grande envolvem 17 modalidades (atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

Há divisões de faixas etárias, em cada esporte. Na natação, categorias A (alunos nascidos de 1995 a 1997), B (1998 e 1999) e C (2000 e 2001). No atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei A (1995 a 1997) e B (1998 a 2002). As demais modalidades têm categoria única. No caratê, jogo de damas e xadrez (1995 a 2002). No judô e taekwondo (1995 a 2005). No tênis de mesa (1997 a 2002). No ciclismo (1995 a 1997). No futebol de praia (1998 a 2002). No futebol de campo, handebol de praia e vôlei de praia (1995 a 1999).

Confira o cronograma do evento:

15/8 – data final para inscrição das escolas
22/8 – congresso técnico
31/8 – entrega das relações nominais (alunos por modalidade – atletismo, natação, jogo de damas, xadrez, tênis de mesa, caratê, judô, taekwondo e ciclismo)
4/9 – congressos específicos (jogo de damas, xadrez, caratê, judô, taekwondo e ciclismo)
10/9 – entrega relações nominais (futebol de campo, vôlei de praia, handebol de praia e futebol de praia)
11/9 – disputas de natação
12/9 – disputas de atletismo
13/9 – disputas de caratê
14/9 – disputas de taekwondo
17/9 – disputas de judô
18/9 – disputas de damas e xadrez
19/9 – disputas de tênis de mesa
20/9 – disputas de ciclismo
25 a 28/9 – disputas de futebol de praia, handebol de praia e vôlei de praia
8/10 – entrega relações nominais (basquete, futsal, handebol e vôlei)
15 a 19/10 – disputas de futebol de campo
22 a 26/10 – disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei
30/10 – partidas finais de basquete e vôlei
31/10 – partidas finais de futsal e handebol

Dados - A partir deste ano, não haverá mais festa de premiação da competição. As medalhas e troféus serão entregues a atletas e escolas ao término de cada modalidade disputada, no próprio local do torneio. As arbitragens do evento são conduzidas por profissionais das Ligas Municipais e Regionais.

A competição é disputada em módulos: no primeiro, está a natação. No segundo, encontra-se o atletismo. No terceiro, há as artes marcias (caratê, judô e taekwondo). No quarto, existem as modalidades de salão (jogo de damas, tênis de mesa e xadrez). No quinto, rola o ciclismo. No sexto, desenvolvem-se as partidas de praia (futebol, handebol e vôlei). No sétimo, aparece o futebol de campo. E no oitavo, ocorrem partidas de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei).

Está determinado em regulamento que todos os alunos (de escolas públicas e privadas) devem apresentar documento de identidade (RG) original para competir. Cada esporte soma pontos para as escolas. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo, fatura sete. E assim decresce até o oitavo, que ganha um ponto. Desta somatória sai o campeão do certame.

Retrospecto – Nos Jogos Escolares de 2011, pela primeira vez, uma instituição de ensino municipal sagrou-se campeã geral. Assim, o título obtido pelo grupo da Escola Municipal Governador Franco Montoro (Bairro Maracanã) entrou para a história da competição local.

Completaram as três primeiras colocações, as equipes do Colégio França (Caiçara) e Colégio Recanto (Boqueirão). Um total de 3.362 alunos participou da competição que reuniu 53 escolas e envolveu 16 modalidades (atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

Em 2010, mais de cinco mil alunos, de 66 instituições educacionais, competiram em 15 modalidades (atletismo, basquete, caratê, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). A turma do Colégio Objetivo (Bairro Tupi) sagrou-se campeã geral. O grupo da Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Antártica) ficou com o vice-campeonato. Na terceira colocação terminou a equipe do Colégio França (Caiçara).

Em 2009, cerca de 2.300 alunos (de 11 a 17 anos), de 44 escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares participaram em 14 modalidades (atletismo, basquete, caratê, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Na somatória de pontos, a Escola Estadual Professora Sylvia de Melo (Bairro Antártica) sagrou-se bicampeã (2008 e 2009). Na sequência terminaram Colégio Objetivo (Tupi) e EE Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda).

Em 2008, aproximadamente dois mil alunos (de 14 a 17 anos), de 33 instituições de ensino participaram 10 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, damas, futebol de campo, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez). A Escola Estadual (EE) Professora Sylvia de Melo levou o título de campeã geral. Completaram o pódio as EE Júlio Secco de Carvalho (Bairro Solemar); e EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia).

Em 2007, disputaram 1.600 alunos, de 40 escolas, em oito modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e atletismo). Ficaram nos três primeiros lugares, EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia), Colégio Objetivo (Tupi) e EE Professora Sylvia de Melo.

Em 2006, competiram mais de 1.300 alunos, de 44 escolas, em oito modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e pedestrianismo). Campeã foi a Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda). Vice-campeã EE Jardim Bopeva (Ocian). Terceiro lugar para a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia).

Em 2005, participaram 35 escolas, e mais de mil atletas, em oito modalidades (basquete, handebol, futsal, vôlei, tênis de mesa, damas, xadrez e pedestrianismo). Campeã foi a Escola Estadual Alexandrina Santiago Neto (Esmeralda). Vice-campeã acabou sendo a EE Professor Antônio Nunes Lopes da Silva (Samambaia). Terceiro lugar para a EE Jardim Bopeva (Ocian).

Nenhum comentário: