Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jogos Escolares de PG têm professores responsáveis por cada modalidade

Professores da Cidade auxiliam na competição municipal
XAFTEC
Competição inicia-se dia 11 de setembro com provas de natação
Cada modalidade disputada nos Jogos Escolares de Praia Grande 2012 (Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS e Escola de Idiomas Wizard Praia Grande) tem um professor responsável, ou seja, um profissional que responde por problemas e soluções de um esporte específico, seja antes, durante ou depois da competição. O evento possui organização da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), com apoio da Secretaria de Educação (Seduc).

Ao todo, os Jogos Escolares de Praia Grande envolvem 17 modalidades (atletismo, basquete, caratê, ciclismo, damas, futebol de campo, futebol de praia, futsal, handebol, handebol de praia, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). O torneio reúne alunos de 7 a 17 anos, envolvendo instituições de ensino das redes pública (municipal e estadual) e particular. O evento começa no dia 11 de setembro, com as provas de natação.

Pelo atletismo, responde o professor Flávio Barbosa da Cruz (campeão brasileiro juvenil no lançamento do disco). No jogo de damas e xadrez, supervisiona Lucas Bibiana de Brito. O tênis de mesa é comandado por Fábio Roberto Lins de Almeida (atual técnico da seleção brasileira infantil). O caratê tem apoio de Jorge Yoshimura (faixa preta 7º Dan).

O judô possui Danusa Shira Bittencourt (técnica da seleção brasileira sub-20) como orientadora. Na natação, auxilia a professora Silvia Schich Rodrigues (campeã sul-americana). As disputas de vôlei e vôlei de praia estão sob o olhar de Paula Rita Camerini. Os jogos de handebol e handebol de praia ficam com Evandro Luis Andrade. As partidas de futebol e futebol de praia estão com comando de Éber Luís da Costa, o Lelê, e Cláudio Monteiro.

O basquete detem supervisão de Osvaldo de Assis Pinheiro (ex-técnico da equipe Unisanta/Santos que disputou o Brasileirão). O futsal está a cargo do professor Fernando César Boleli e o taekwondo, com o técnico desportivo pedagógico André Marques. O ciclismo é supervisionado por Jaime Santos (delegado regional da Federação paulista).

Dados - Há divisões de faixas etárias, em cada esporte. Na natação, categorias A (alunos nascidos de 1995 a 1997), B (1998 e 1999) e C (2000 e 2001). No atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei A (1995 a 1997) e B (1998 a 2002). As demais modalidades têm categoria única. No caratê, jogo de damas e xadrez (1995 a 2002). No judô e taekwondo (1995 a 2005). No tênis de mesa (1997 a 2002). No ciclismo (1995 a 1997). No futebol de praia (1998 a 2002). No futebol de campo, handebol de praia e vôlei de praia (1995 a 1999).

A partir deste ano, não haverá mais festa de premiação da competição. As medalhas e troféus serão entregues a atletas e escolas ao término de cada modalidade disputada, no próprio local do torneio. As arbitragens do evento são conduzidas por profissionais das Ligas Municipais e Regionais.

A competição é disputada em módulos: no primeiro, está a natação. No segundo, encontra-se o atletismo. No terceiro, há as artes marcias (caratê, judô e taekwondo). No quarto, existem as modalidades de salão (jogo de damas, tênis de mesa e xadrez). No quinto, rola o ciclismo. No sexto, desenvolvem-se as partidas de praia (futebol, handebol e vôlei). No sétimo, aparece o futebol de campo. E no oitavo, ocorrem partidas de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei).

Está determinado em regulamento que todos os alunos (de escolas públicas e privadas) devem apresentar documento de identidade (RG) original para competir. Cada esporte soma pontos para as escolas. O primeiro colocado recebe nove pontos. O segundo, fatura sete. E assim decresce até o oitavo, que ganha um ponto. Desta somatória sai o campeão do certame. 

Nenhum comentário: