Páginas

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

PG disputa 33ª Regata do Colégio Naval

Equipe de vela da Cidade compete na Baía de Guanabara
 
 
XAFTEC
Equipe de vela da Cidade compete na Baía de Guanabara
A equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc), em parceria com a Capitania dos Portos do Estado, Marinha do Brasil e com a Associação Turma do Remo disputa a 33ª edição da Regata de Canoagem e Vela do Colégio Naval. O evento ocorrerá nos dias 18 e 19, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

As provas de canoagem ocorrem nas classes 1 (elite), 2 (intermediário) e 3 (iniciante), nas faixas etárias de 15 a 18 anos (júnior), 19 a 34 (sênior), 35 a 44 (máster), mais de 45 (supermaster) e open (todas idades). As disputas de vela reúnem barcos monotipos (construídos conforme desenho único, nos quais todas as medidas e pesos se igualam), nas categorias júnior (até 21 anos) e sênior (mais de 21).

“É uma prova tradicional dos esportes náuticos brasileiros e fazemos questão de participar”, afirmou o coordenador do Programa de Praia Grande, professor Silvio Bello. “A Baía de Angra dos Reis, além de muito bonita, possibilita competições de alto nível, devido suas características naturais do vento e das marés”.

Retrospecto – Em 2010, a turma municipal faturou 15 medalhas (sete ouros, três pratas e quatro bronzes) na Regata do Colégio Naval. Na classe dingue, Praia Grande obteve os três primeiros lugares com Tiago Santana e Laís Corbal (primeiros); Gabriel Silva, Bruno Félix e César Santos (segundos); e Natália Barbosa, Mariana Lima e Thaís Soares (terceiros). Na escaler, medalha de prata para Marcelo Ruas. Na laser, bronze para Rafael Soares.

Na canoagem, Praia Grande terminou em terceiro lugar por equipes. Na classe 1, supermaster, título para Eduardo Méier. Na feminina livre, Taciara Roberto Soares e Suzete Vilela ganharam as primeira e terceira posições. Na dupla sênior, ouro para Rafael João Amorim e Davi Levi. Na dupla supermaster, Manoel Gil e Miguel Franco sagraram-se campeões. José Carlos de Souza e Evaner Coscia foram segundos colocados. Na classe 2, terceiro lugar para Isabel Damaceno. Na júnior, Adrik Wiazowski levantou a taça dourada. Na máster, Paulo Mothé cruzou a linha de chegada na primeira colocação.

Em 2009, o time praiagrandense conquistou 24 medalhas (9 ouros, 4 pratas e 11 bronzes), no certame. Com a maior delegação do evento, ao todo 89 atletas (45 velejadores e 44 canoístas), o grupo do Litoral conquistou o inédito título geral da competição, desbancando o tradicional time da Marinha do Brasil. Pela primeira vez na história, uma equipe civil de canoagem venceu o torneio.

Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ezio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo.

Para participar, basta que os interessados compareçam ao local das aulas, preencham ficha cadastral e apresentem documento de identidade com foto. Os menores de idade precisam que os responsáveis façam a inscrição. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário: