Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Velejador sênior de PG encerra participação no Mundial de Snipe

Esdras Santana de Jesus competiu em Ilhabela
Integrante da equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação - Seduc, e Marinha do Brasil), e com apoio do Clube Internacional de Regatas, Ellion Santana de Jesus, de 15 anos, encerrou no último sábado (12), em Ilhabela, a participação na categoria sênior (principal) do Campeonato Mundial de Vela da classe Snipe. Ele foi o proeiro do barco Repeteco, que teve como timoneiro Ricardo Barbosa, o Ricão (Yacht Clube Paulista).

Após nove regatas, a dupla terminou a competição na 37ª colocação com 198 pontos perdidos, entre 70 barcos. O título ficou com a dupla brasileira Henrique Haddad e Gustavo Nascimento (Iate Clube do Rio de Janeiro) com apenas 34 pontos. Na sequência acabaram Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling (Ilhabela) com 35, Damian Camps e Jordi Triay (Espanha) com 40, Mario Jesus e Gabriel Borges (Ilhabela e Rio de Janeiro) com 49, Luis Soubie e Diego Lipszyc (Argentina) com 64.

O Campeonato Mundial de Vela Snipe Sênior 2019 reuniu atletas do Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Espanha, Cuba, Noruega, Portugal, Itália, Bélgica e Japão. A competição é realizada a cada dois anos. O barco da classe Snipe tem 4m72cm de comprimento, com um mastro e duas velas, e reúne dois tripulantes (timoneiro e proeiro). Uma embarcação simples, leve e versátil que requer extrema capacidade técnica, mais do que física. Foi criada em 1931, pelo norte-americano William Crosby. É uma embarcação monotipo (embarcações construídas conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais).

Júnior – No último dia 4, na Escola de Vela Lars Grael, em Ilhabela, cidade do Litoral Norte de São Paulo, a equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo teve um representante disputando a categoria júnior (até 22 anos) do Campeonato Mundial da classe Snipe. Após nove regatas realizadas, Esdras Santana de Jesus – irmão de Ellion -, de 14 anos (Praia Grande em parceria com o Clube de Regatas Internacional), ao lado de Otávio Silva Cardoso (Ilhabela), terminou o evento em 13º lugar. Nas três primeiras colocações ficaram Gustavo Abdulklesh e Leonardo Motta (Iate Clube do Rio de Janeiro), Mafalda Pires de Lima e Tomas Pires (Portugal), Rafael Rizzato e Gerald Wicks (Iate Clube da Bahia). No total, a competição reuniu 15 duplas de cinco países: Brasil, Portugal, Argentina, Uruguai e Japão.

Vale frisar que o grupo do Navega de Praia Grande recebe comando técnico do professor Silvio Bello com auxílio de Luiz Augusto Lorejan, Rodrigo Cesar Darbem Ribeiro Borges, Gil de Paula Pereira Lima e Orlando Luiz Simão Mendes. Os treinamentos ocorrem de segundas as sextas-feiras, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, à beira mar da Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, o Portinho (localizado na entrada da Cidade - Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo).

Nenhum comentário: