Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Caratecas de PG disputam Mundial no Chile

Bryan Brito, Gabriel Pinheiro
e Miguel Alejandro lutam no Chile
Três atletas de Praia Grande vão disputar o Campeonato Mundial de Caratê que ocorre de 23 a 27 deste mês, na cidade de Santiago, no Chile. Integram a seleção nacional (Confederação Brasileira de Karatê – CBK) os caratecas Bryan da Silva de Aguiar Brito e Miguel Alejandro Gutierrez Mamani Silva (Academia Gladiators Fighters Fitness – Bairro Tupi – sensei Rodrigo Inácio Carneiro Mota), e Gabriel Andrade Pinheiro (Academia Yamato Dojo – Ocian – sensei Carolina Ramalho dos Santos). Eles lideram o ranking nacional nas respectivas categorias.

Bryan compete na categoria cadete (14 e 15 anos), faixa branca a verde (6º a 3º kyu), no peso menos de 52 kg do kumitê (luta). Nesta temporada, foi campeão brasileiro, faturou o bronze no Sul-Americano, no 4º World Combat Games e no paulistão. Foi o quinto melhor na Youth League (etapa México). Também lutou no Pan-Americano, mas parou na fase quartas de final. Em 2018, foi campeão da Copa São Paulo, vice-campeão brasileiro e do Arnold Classic, terceiro colocado no Paulistão e disputou o Pan-Americano (Rio de Janeiro).

Miguel Alejandro Gutierrez Mamani Silva também luta na cadete, na faixa roxa a preta (2º kyu e acima), no menos de 63 kg. Neste ano, conquistou o título sul-americano (Bolívia), brasileiro e paulista, e ficou em quinto lugar no Pan-Americano. Disputou a Youth League (etapa México). Em 2018, foi campeão paulista, vice-campeão brasileiro, quinto colocado na Copa São Paulo e disputou o Pan-Americano (Rio de Janeiro).

Gabriel Andrade Pinheiro luta na júnior (16 e 17 anos), no 2º kyu e acima, no menos de 76 kg. Em 2019, sagrou-se campeão Pan-Americano (Equador) e paulista; vice-campeão da Youth League (México) e foi terceiro colocado no Campeonato Brasileiro. Em 2018, conquistou medalhas de ouro na Copa São Paulo, nos Campeonatos Paulista e Brasileiro. Terceiro colocado no Torneio Internacional Arnold Classic.

Retrospecto – Em 2018, na cidade de Madrid, na Espanha, a atleta de Praia Grande Jéssica Linhares de Paula (formada na Academia Gladiators) disputou o Campeonato Mundial Sênior (mais de 18 anos). Competindo no kumitê, no 2º Kyu e acima, no peso menos de 50 quilos, ela foi derrotada na primeira luta por Gu Shiau-Shuang (China Taipei).

Em 2017, na cidade de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, quatro atletas de Praia Grande disputaram o 10º Campeonato Mundial de Caratê, no kumitê, no 2º kyu e acima. Na categoria sub-21, peso menos de 50 quilos, Jéssica Linhares de Paula (Academia Yamato Dojo) venceu a primeira luta contra a estadunidense Eva Alexander por 4 a 0. Depois, superou a uzbeque Bakhriniso Babaeva por 4 a 1. Na sequência caiu diante da japonesa Sayo Azumi por 1 a 0.

Na cadete, no menos de 47 kg, Bárbara Chacon Hor Cruz (Academia Gladiators) ganhou na estreia da salvadorenha Gabriella Izaguirre por 1 a 0. No segundo confronto, perdeu para a marroquina Ikram Hilali por 3 a 2. Na júnior, menos de 59 kg, Aline Cristhina Rocha Teixeira (Academia Gladiators) foi derrotada no embate inicial pela romena Miruna Malauta por 1 a 0. Ainda na júnior, no mais de 59 kg, também na primeira disputa, Rafaela Beatriz dos Santos Silva foi superada pela egípcia Shaaban Menna Okila por 1 a 0.

Nenhum comentário: