Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Equipe de Damas de PG ganham medalhas em etapa do Paulistão

Time da Cidade compete no Circuito Interior Paulista
A equipe de Praia Grande (SEEL – e Decorata Móveis Planejados conquistou duas medalhas (uma prata e um bronze) na segunda etapa do Circuito Interior Paulista de Jogo de Damas de 64 e 100 casas, categorias sub-12, sub-20, idade livre e mais de 60 anos, evento regido pela Federação Paulista da modalidade (FPD) com chancela da Confederação Brasileira (CBD). A competição realizada no último domingo (13), ocorreu na Praça Martinho Guedes, em Tatuí.

Competindo na categoria mais de 60 anos (A60), a atleta de Praia Grande Alice Pereira Rosa faturou a medalha de prata e a conterrânea Maria Cândida Rajanuski ficou com o bronze. Já Fátima Aparecida Heberaldo acabou na quarta colocação. Na disputa masculina, sexto e sétimo lugares para Osvaldo Alícia e Otávio Leite da Costa. A equipe municipal foi comandada pelo técnico Cláudio Chozo Yamaia.

Circuito - Em agosto, no Conviver do Bairro Boqueirão, em Praia Grande, na primeira da competição estadual, na categoria sub-16, primeiro lugar para o praia-grandense Rodrigo Luiz Freire. Na máster (mais de 35 anos), vitórias de Sebastião Lucas Silva e Maria Cândida Rajanauski. No total, competiram 23 jogadores representando as equipes de Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Peruíbe, Santo André e São Bernardo do Campo.

Nesta temporada, a equipe de Praia Grande já obteve outros importantes resultados. Garantiu a terceira colocação nos Jogos Regionais do Estado de São paul – 1ª Região. Na 4ª Taça Brasil de Jogo de Damas, modalidade 64 casas, na categoria 1ª Divisão (aberta a todos os participantes), Manoel Miguel de Oliveira, de 64 anos, sagrou-se campeão. Na feminina aberta, título para Evelyn Azevedo Batista, 20 anos. Já na elite (envolveu os 20 jogadores mais bem ranqueados do país), Djair Quintanilha, 56 anos, terminou na 13ª colocação. No Torneio de Jogo de Damas de 100 casas – homenagem ao mestre Doutor Yassuo, Manoel Miguel terminou na 14ª colocação.

Dados - Vale frisar que o Jogo de damas é uma disputa de tabuleiro que possui duas modalidades: 64 e 100 casas. Uma partida reúne dois jogadores, com 12 peças para cada um. O objetivo principal consiste em capturar ou imobiliza as damas do adversário. Atualmente, é um dos esportes mais praticados na forma digital. Há relatos registrados de que um jogo similar a este existe há mais de três mil anos Antes de Cristo (A.C.). O Egito é o berço do esporte. Outras informações podem ser obtidas no site https://www.facebook.com/Jogosdedamas/.

Nenhum comentário: