Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Nadador de PG é vice-campeão Brasileiro Interfederativo

Gustavo Xavier Nogueira
competiu no Troféu Chico Piscina
Integrante da equipe de Praia Grande (SEEL –, Natação Praia Grande e Associação de Pais e Amigos dos Desportistas do Litoral Paulista), Gustavo Xavier Nogueira, na categoria infantil (13 e 14 anos), conquistou duas medalhas (uma prata e um bronze) no Campeonato Brasileiro Interfederativo Internacional Infanto Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina -, evento regido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). A disputa finalizada no último sábado (12), ocorreu na piscina olímpica (50 metros) da Associação Esportiva Mocoquense, em Mococa, interior paulista.

Integrando a seleção paulista – primeira vez que Praia Grande teve um atleta neste evento -, Gustavo sagrou-se vice-campeão no revezamento 4x100 metros medley com o tempo de 4min10seg45, ao lado de Israel Miguel, Bruno Hosokawa w Pedro Zaccharias. O título da prova ficou com o selecionado do Rio de Janeiro que marcou o tempo de 4min09seg40.

Gustavo faturou a medalha de bronze nos 100 borboleta com 1min01seg14. Nos dois primeiros lugares ficaram atletas do Rio de Janeiro e do Paraná. O nadador de Praia Grande foi ainda quinto colocado no revezamento 4x100 medley misto (homens e mulheres juntos). Nesta prova, ele nadou apenas a etapa eliminatória, não disputando a final. E, assegurou a sétima colocação nos 100 costas com 1min04seg33.

Com os resultados obtidos, Gustavo terminou como o 14º atleta mais eficiente da categoria infantil, ou seja, ele foi o 14º nadador que mais somou pontos (cada prova tem uma pontuação específica) no evento. Assim, ajudou a seleção paulista a sagrar-se campeã geral do Troféu Internacional Chico Piscina com 475 pontos. Na sequência terminaram as turmas do Rio de Janeiro com 338, Paraná com 306, Minas Gerais com 272,5 e Rio Grande do Sul com 143,5.

Dados - No total, a seleção paulista reuniu 32 atletas. Destes, Gustavo foi apenas um, dos dois, que são da Baixada Santista (o outro é Pedro Zaccharias – Unisanta/Santos). Com a equipe de Praia Grande, Gustavo treina sob orientação do técnico Régis dos Anjos Aguiar com auxílio do professor Cássio Prandi. Nesta temporada, o atleta da Cidade conquistou medalha de ouro na prova dos 100 metros borboleta no Campeonato Paulista de Natação Infantil de Inverno.

Além do título paulista, Gustavo também se destacou nos Jogos Estaduais Abertos da Juventude, os Joguinhos (evento sub-18). Nesta disputa, ele conquistou a medalha de bronze nos 100 metros costas, integrou o revezamento 4x100 medley que foi quarto colocado e assegurou a quinta posição por equipes. Nos Jogos Regionais – 1ª Região (competição adulta na qual a seleção praia-grande foi a quinta melhor), apesar da baixa idade, Gustavo fez parte do revezamento 4x100 medley que terminou em sexto lugar e garantiu a oitava posição nos 50 borboleta.

Em 2018, na classe infantil 1 (13 anos), sagrou-se campeão dos 100 e 200 borboleta do Torneio Nacional Sudeste - Troféu Assis Chateaubriand. Foi vice-campeão nos 100 borboleta e terceiro colocado nos 100 costas do Paulistão de Inverno. Faturou dois bronzes nos 100 costas e 100 borboleta do Campeonato Paulista de Natação Infantil de Verão - 16º Troféu Major Sylvio de Magalhães Padilha. Terminou em sexto lugar nos 100 metros borboleta no 41º Campeonato Brasileiro de Natação Infantil de Verão – Troféu Maurício Bekenn. Obteve a oitava posição nos 100 borboleta e 100 costas no Campeonato Brasileiro de Natação Infantil de Inverno - Troféu Ruben Dinard de Araújo. Foi sexto colocado no 4x100 livres dos Jogos Regionais.

Em 2017, no 29º Torneio Don Peixito Olímpico, ganhou medalha de prata nos 100 metros borboleta e bronze nos 100 livres. No 49º Festival da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA)/Correios – Sudeste de Clubes – Troféu Ivo Lourenço, foi segundo colocado nos 100 borboleta. No Paulistão de Natação Verão foi bronze nos 100 borboleta. No 24º Campeonato Inter-Regional de Natação - Troféu Kim Mollo, obteve o quinto lugar nos 100 borboleta.

Nenhum comentário: