Páginas

sábado, 12 de setembro de 2015

Tocha olímpica passará por Praia Grande


Prefeitura já assinou convênio com o Comitê Olímpico para receber maior símbolo dos jogos mundiais

Praia Grande será rota da tocha olímpica, maior símbolo das competições esportivas mundiais e que em 2016 ocorrerão no Rio de Janeiro. O anúncio da inclusão da cidade entre os municípios por onde a tocha passará foi do prefeito Alberto Mourão, após confirmação com representantes regionais do Comitê Olímpico.

A chama olímpica é considerada principal símbolo dos jogos e evoca a lenda de Prometeu, que teria roubado o fogo de Zeus para entregá-lo aos mortais. Desde 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus, no santuário de Olímpia, na Grécia, o que originou o termo olimpíada. O evento era tão importante que interrompia até as guerras. Os nomes dos vencedores das competiçõescomeçam a ser registrados a partir de 776 a.C. Em 1936 inicia-se a tradição da tocha com a chama ser transportada até a pira, que permanece acesa durante o evento. E, aos poucos, o revezamento de condutores e o percurso foram ganhando maior relevância. 

Percurso - A tocha passará por 26 estados e DF. Das mais de 5 mil cidades no País, apenas 300 receberão a tocha a ser conduzida no total por 12 mil condutores. Em Praia Grande, serão 51 condutores que irão se revezando por um percurso de 10.200 metros, a ser iniciado na Avenida Kennedy e finalizado no calçadão da praia, na Avenida Castelo Branco, ao lado do Conviver, no Boqueirão. 

A população em geral pode participar da condução da tocha. Basta ter no mínimo 12 anos de idade e se inscrever no site da promoção, no endereço www.quemseatreve.com.br para concorrer a escolha que definirá os participantes que melhores histórias de atrevimentos contarem. Além desses, alguns atletas serão indicados pela Administração Municipal e pelos patrocinadores da olimpíada.

Ainda não há uma data exata para a passagem da tocha, que deverá ocorrer na segunda quinzena de julho de 2016, segundo informações do comitê regional. Praia Grande abrirá os eventos na região, por volta das 8h30 e Santos vai fechar a solenidade. 

A coordenadora do evento em Praia Grande é a vice-prefeita e secretária de Governo, Maura Lígia Costa Russo, que já solicitou o engajamento de todas as pastas municipais nos preparativos do evento, “para que a passagem da tocha atinja seu objetivo de divulgar a realização da competição mundial no Brasil e que o maior número de pessoas da cidade seja envolvido no ato que antecede o acendimento da pira olímpica, na abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016”. 

O secretariado está sendo convidado a sugerir atrações que possam agregar o maior número de munícipes ao longo do percurso da tocha, que, vinda da Capital de São Paulo, sairá de frente do Paço Municipal de Praia Grande, seguindo pela Avenida Kennedy até a Rua Limeira para acessar a Avenida Costa e Silva até a Avenida Castelo Branco, orla da praia onde, em frente ao Conviver Boqueirão, será realizado um ato simbolizando o encerramento da presença da tocha na cidade.

Nenhum comentário: