Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Projeto Raquete de Ouro beneficiará 100 estudantes com aulas grátis de Tênis

Aula-de-Tênis-na-quadra-coberta-do-Conviver-Caiçara-fotos-Richard-Aldrin-15-575x384
O projeto Raquete de Ouro – que visa beneficiar 100 estudantes do Bairro Sítio do Campo, em Praia Grande, com aulas grátis de Tênis – foi lançado oficialmente , com uma aula inaugural realizada no Ginásio Sítio do Campo. Promovido pela Associação de Pais e Mestres (APM) da EM Ronaldo Lameira, com apoio da Secretaria de Educação (Seduc), o projeto conta com patrocínio da Petrobrás. O objetivo é sociabilizar crianças e adolescentes de baixa renda por meio do Tênis, diminuir o índice de evasão escolar e contribuir para a formação da cidadania.
Durante a cerimônia que antecedeu a aula inaugural, a secretária de Educação, Cláudia Meirelles, incentivou as crianças e adolescentes que participam do projeto a utilizarem o esporte como ferramenta de crescimento. “Que vocês não sejam apenas atletas, mas pessoas que façam a diferença na sociedade como cidadãos; que vocês utilizem o esporte para crescer e conhecer outras perspectivas de vida e de futuro. Que consigam tirar o melhor proveito desse projeto”.
O coordenador do projeto e assistente de direção da EM Ronaldo Lameira, Carlos Leonardo Borges, destacou os objetivos do Raquete de Ouro. “Queremos promover e  democratizar a prática esportiva como direito de todos, capacitar crianças e adolescentes a ingressarem positivamente na sociedade, possibilitando que o esporte seja o ponto de partida para a ascensão social, além de gerar equilíbrio psicológico, físico e motor. Mais do que encontrar talentos do esporte, o Raquete de Ouro atenta para o resgate dos valores”.
A presidente da APM, Yara Rodrigues Craveiro, destacou que o Raquete de Ouro é uma oportunidade de oferecer algo diferenciado aos estudantes. “É um projeto inovador, pois oferece um esporte considerado de elite e que nem sempre é acessível a todos. Acredito que isso vai trazer novas perspectivas aos alunos, abrir novos caminhos”, disse.
Representando todos os pais de alunos, Carla Bianca de Faria, que é mãe de três estudantes do bairro, agradeceu: “É muito boa essa iniciativa, pois oferece gratuitamente uma atividade diferenciada pela qual não poderíamos pagar. Agradeço o carinho e a dedicação de toda a equipe do projeto”.
Projeto – Inicialmente, a iniciativa atenderá cerca de 100 estudantes do Bairro Sítio do Campo, com idade de 10 a 17 anos. Durante 24 meses, os jovens receberão aulas gratuitas de tênis duas vezes por semana, divididos em quatro turmas. O projeto contempla ainda a realização de atividades complementares além da quadra, que visam ampliar o olhar dos alunos sobre seu papel como cidadão responsável. Vale destacar que o Raquete de Ouro está contemplando também cinco alunos com deficiências (intelectual e auditiva), que demonstraram interesse pelo projeto e foram prontamente incluídos.
Petrobras – O projeto conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Este programa apoia iniciativas que contribuem para criar alternativas com potencial transformador, incentivando práticas educativas que têm como objetivo o desenvolvimento humano integral e seu preparo para o exercício da cidadania. Foi a primeira vez que uma unidade escolar municipal conquistou esse aporte financeiro da principal empresa de petróleo e gás do País. Raquete de Ouro foi um dos cinco projetos contemplados com o patrocínio da Petrobrás na Baixada Santista. Antes de serem escolhidos, os projetos passaram por triagem administrativa e avaliações técnicas. Cada iniciativa receberá até R$ 300 mil para desenvolver as atividades no período de 24 meses. A forma que o recurso será utilizado foi previamente detalhada no projeto e incluirá a contratação de instrutores/monitores e aquisição de materiais esportivos como raquetes, bolas, camisetas e bermudas. Todas as iniciativas serão acompanhadas para garantir que o recurso seja rigorosamente aplicado.

Nenhum comentário: