Páginas

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Handebol de PG avança na Copa do Estado

Times feminino e masculino vão à etapa regional
As equipes feminina e masculina sub-16 de handebol de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) estão classificadas para a segunda fase (etapa regional) da 16ª Copa do Estado, evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ).

Na última segunda-feira à noite (21), no Ginásio Rodrigão, pela fase sub-regional, os rapazes da Cidade derrotaram, por 41 a 13, a turma da Prefeitura de Guarujá. Como já haviam vencido o primeiro duelo, fora de casa, por 21 a 17. Na próxima fase, eles encaram o vencedor do confronto entre Mongaguá e Itanhaém que ainda está em andamento.

Já o selecionado feminino de Praia Grande garantiu a classificação nos pênaltis (tiros de 7 metros). Ainda na segunda-feira, no mesmo local, as meninas do Município perderam no tempo regulamentar, por 24 a 23, para Guarujá. Mas na cobrança de penalidades, ganharam por 4 a 3. No primeiro jogo, fora de casa, elas venceram por 21 a 20. Na próxima etapa, elas encaram o vencedor da Região do Litoral Sul (ainda não definido).

Competem Alanys de Oliveira Bueno, Ana Cléa Quintanilha de Aquino, Bárbara Geovanna Perez Machado, Débora Batista de Sousa, Emily Guimarães Silva, Lívia Alessandra Arantes Rodrigues, Luiza Mércia Silveira Krauss, Maria Eduarda Vitória Rosa de Pinho e Natália Pereira Santos. Técnica: Sandra Regina Canova Barroso. Auxiliar: Selma Pereira dos Santos.

Atuam Augusto Clóvis Lins Rolim, Brenno Moreira Santos, Erick Gonçalves da Silva Andrade, Gabriel Mendes Santos, Giovanni Roberto Clemêncio, João Henrique Rodrigues de Matos Santos, João Pedro Oliveira Goes Di Giorge, Joel Fellipe Rodrigues de Matos Santos, José Roberto dos Santos Pereira Filho, Luan Felipe Graciano Teixeira de Lima, Lucas Navarreto Botelho, Luis Gustavo da Silva Garcia, Maicon Bruno Troni, Marcos Roberto Santos Gomes, Mario Augusto Mendes Ramassoti e Ramon Aparecido Campos Nascimento. Técnicos: Evandro Luiz Andrade e Luciene Gonçalves da Silva.

Vôlei – No início do mês, jogando fora de casa, a equipe feminina sub-16 de vôlei de Praia Grande perdeu, por 2 sets a 0, para o time de Cubatão, na segunda e decisiva partida da fase sub-regional da Copa do Estado. Assim, o grupo local foi eliminado porque no primeiro duelo, em casa, já havia sido derrotado por 2 a 1.

Atuaram pela Cidade Amanda Goudinho Pizzol, Beatriz Fernandes Rodrigues, Bianca Thomaz Rossi, Camilla Mohallem Correa Machado, Isabella Martins Queiroz, Jade Stefano Mieres, Júlia Costa da Silva, Kessia Dinayane Prates Gonçalves, Letícia Baniuk Pereira, Letícia Lemos dos Santos Gonzaga, Letícia Santos de Oliveira Araújo, Maria Luiza Ferreira dos Santos, Nycole Rabello Moreno Oliveira e Sabrina Orlando Smith Magalhães. Técnicas: Paula Rita Camerini e Shana Krindges. Auxiliar: Ana Lúcia Ribeiro.

Mais – Praia Grande ainda compete nas Copas do Estado de futebol e vôlei masculino. No futebol, ainda não houve definição das datas da etapa sub-regional que conta com o time local, Cubatão e Santos. No vôlei, apenas a equipe municipal inscreveu-se para a sub-regional e assim, qualificou-se diretamente para a etapa regional.

Dados - As Copas de Handebol e Vôlei têm sistema similar ao dos Jogos Abertos da Juventude. Primeiro, ocorre a fase sub-regional, onde as equipes da Baixada Santista jogam entre si, em turno único. Segundo, vem a fase regional, na qual as disputas envolvem cidades do Litoral Sul e do Vale do Ribeira. Por fim, chega-se à fase estadual, determinando-se o grande campeão do evento. A idade dos atletas varia de 13 a 16 anos.

O Campeonato Estadual de Futebol Amador também envolve as quatro fases citadas anteriormente. Podem participar instituições de ensino (municipal, estadual e particular), entidades religiosas, estabelecimentos comerciais (indústrias e serviços) e clubes esportivos. O evento tem quatro categorias: sub-11 (fraldinha), sub-13 (dentinho), sub-15 (dente de leite) e sub-17 (dentão). 

O evento de ginástica é disputado apenas em final estadual direta. Ou seja, todas as equipes participantes vão direto para a decisão estadual. Possui as categorias infantil (8 a 12 anos) e livre (13 a 16) na ginástica artística; pré-infantil (até 10), infantil (11 e 12), juvenil (13 e 14) e adulto (mais de 15) na GRD.

Retrospecto - Em 2014, a equipe de handebol masculino sub-16 de Praia Grande conquistou a medalha de bronze na Copa do Estado. Em 2013, no handebol, os rapazes da Cidade conquistaram o inédito título. Também pela primeira vez, as meninas locais ganharam a medalha de bronze. Em 2012, na final estadual em Valinhos, os rapazes de Praia Grande obtiveram o quinto lugar. Em 2007, na final estadual em Americana, o grupo local feminino obteve o quarto lugar.

Nenhum comentário: