Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Caratecas sobem ao pódio no 10º Mundialito de Caratê

Atletas da Cidade faturam medalhas de prata e bronze
 
 
atletas de PG destacam-se em evento na Venezuela
Duas atletas de Praia Grande e integrantes da seleção brasileira subiram ao pódio no 10º Mundialito de Caratê, estilo Shorin Ryu. A competição foi regida pela International Union Shorin-Ryu Karate-Do Brasil (IUSKB). O evento aconteceu no último domingo (12), na cidade de Cabimas, estado de Zulia, na Venezuela. As caratecas contam com apoio das secretarias de Esportes e Lazer (Seel) e de Educação (Seduc), da Liga Praiagrandense de Karatê (LPK) e da Associação de Pais do Karatê (APK).

No kobu-do (utilização de armas típicas japonesas), arma kama (foice), categoria adulta, a medalha de prata foi para Mirian Cristina Paes Yoshimura. No katá (exibição de movimentos na qual avalia-se a perfeição dos golpes), categoria infantil B (10 e 11 anos), o terceiro lugar ficou com Rebeca Torquato Leite Brás. O grupo teve como responsável o mestre (faixa preta 7º Dan) Jorge Yoshimura.

Dados – O torneio reuniu mais de 250 caratecas da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela. A seleção brasileira faturou mais de 100 medalhas na competição. Contudo, o evento não tem classificação final por país. Vale ressaltar que em 2010, o 9º Mundialito de Caratê foi realizado em Praia Grande.

Na oportunidade, o time municipal conquistou 23 medalhas (nove ouros, seis pratas e oito bronzes). Individualmente, Caroline de Lima, 15 anos, foi o destaque ao faturar cinco medalhas de ouro: uma no katá (formas) e quatro no kobu-do (armas típicas japonesas). Durante o Mundialito, estiveram na Cidade mais de 500 caratecas da Argentina, Brasil, Bolívia, Uruguai e Venezuela.

Treinos – Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em seis Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia), Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi), Ômega Fitness (Allan Jozala – Caiçara), além da Escola Celestin Freinet (Sérgio de Freitas – Guilhermina), no Ginásio Rodrigão (Denise Santos – Tupi); no PIC Melvi (Milton Asada - Melvi) e na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: