Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PG integra seleto grupo que nunca foi rebaixado

Apenas cinco Cidades possuem este status

Praia Grande faz parte de um seleto grupo de cinco cidades que nunca foram rebaixadas da primeira para a segunda divisão da disputa dos Jogos Regionais (JR) do Estado de São Paulo – 1ª Região. Em 2008, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) criou as duas separações, de lá pra cá, a delegação municipal mantém a tradição de estar entre as principais forças esportivas do Estado.

Além de Praia Grande, apenas os municípios de São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santos e Osasco nunca disputaram a segunda divisão. São localidades com um investimento financeiro e uma dotação orçamentária anual bastante superiores aos da Secretaria de Esportes e Lazer (SEEL) de Praia Grande. O que ratifica a política desportiva de formação de valores implantada na Cidade, desde 2005.

Desafio – Neste ano, o desafio para manter-se na primeira divisão para ser ainda maior que nas outras temporadas. Isso por que a SELJ estabeleceu novas regras que afetam diretamente a delegação praia-grandense. Foram encerradas as disputas da categoria sub-21, nas quais a maioria dos times municipais competia. O futebol masculino saiu da sub-21 para a sub-20.

Por exemplo, a equipe feminina de handebol da Cidade vai enfrentar potências nacionais como o time de São Bernardo do Campo que é representado pela Metodista (campeã paulista e brasileira). Outra referência é o selecionado masculino de tênis de mesa de Praia Grande. Atual vice-campeã da sub-21, agora vai enfrentar atletas estrangeiros e da seleção nacional que jogam em São Caetano, São Bernardo, Santo André e Santos.

Mas, na opinião do chefe da delegação praia-grandense,

professor Paulo Roberto Perez Ramos, na teoria, a explicação dada pela SELJ faz sentido. “As cidades grandes como São Caetano do Sul, Santos, São Bernardo do Campo, pouco sofrem com esta mudança. Os municípios pequenos ganham a possibilidade de se reforçar com atletas mais experientes”, concluiu.

Nenhum comentário: