Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O inicio do São Vicente AC

Jovens esportistas da cidade de São Vicente e torcedores do Santos Futebol Clube resolveram fundar o Feitiço Atlético Clube. O nome era em homenagem ao jogador da década de 20 da equipe santista, Luiz Matoso, mais conhecido como Feitiço. A data de fundação ocorreu no dia 28 de abril de 1928 e seus idealizadores foram Eugênio Pilar, José Bastos, Vicente Trindade, Antônio Gardon, Odair de Castro Lima, Eliezer Lopes Fernandes, Onofre Ricardo, Pérsio Neves Requeijo, Oscar Pfaff, Fernando L. Fernandes, Célio Flávio de Lima, Adair de Oliveira e Adair Dias. As cores do time também homenageavam a equipe santista: preta e branca.

Naquele mesmo dia assinaram a ata de fundação e colocaram em campo a primeira equipe da história do clube, além de eleger sua primeira diretoria, composta por Oscar Pfaff (presidente), Eugênio Pilar (secretário), Eliezer Lopes Fernandes (tesoureiro) e Célio Flávio de Lima (diretor de esportes). Durante vinte e dois anos, o Feitiço Atlético Clube marcou presença no esporte da Baixada Santista. Com o tempo, por motivos financeiros, começou a perder seu brilho. Sensibilizado pela situação do Feitiço Atlético Clube, o empresário Mansueto Pierotti colocou em jogo sua palavra, ao prometer, entre os amigos, que reergueria a imagem do estádio.

No início de 1950, Pierotti propôs a mudança de nome para São Vicente Atlético Clube a fim de identificar melhor a equipe com a cidade. A ideia foi aceita imediatamente por todos os sócios e torcedores. Até 2002, o clube disputou apenas competições amadoras e, em algumas oportunidades, disputava partidas contra equipes profissionais de Santos e até de outros Estados. No mesmo ano, com o apoio da prefeitura, resolveu ingressar no futebol profissional.

A primeira partida no profissionalismo ocorreu no dia 21 de fevereiro de 2002, em Serra Negra, contra a equipe local, e empatou por 1 a 1. O jogo de estreia em seu estádio ocorreu com grande festa, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Paulistano de São Roque. 

Após muitos anos na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, a equipe finalmente conquistou o acesso. Em 2012, o São Vicente foi vice-campeão da divisão e subiu para a Série A3.

A passagem pela divisão, porém, durou pouco. Após campanha ruim, o time acabou em 17º lugar e foi rebaixado de novo para a Segunda Divisão.

Nenhum comentário: