Páginas

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Tawany Gianelo é titular da seleção brasileira de judô

Atleta de Praia Grande vence seletiva nacional
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) Tawany Gianelo da Silva, de apenas 14 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), é a mais nova titular da seleção brasileira de judô. No sábado (5), em Taguatinga, Brasília, ela venceu a seletiva nacional sub-17.

O evento, promovido pela Confederação Brasileira (CBJ), visou definir o time verde e amarelo que irá disputar o Campeonato Pan-Americano da modalidade, que ocorre em março, em Guadalajara, no México. No mesmo peso de Tawany, outra praiagrandense terminou na segunda posição (reserva imediata da seleção) na seletiva, Jhennifer Ferreira Ernandes.

“Valeu a pena começar os treinamentos mais cedo. Esta conquista obtida pelas nossas meninas é sensacional”, destacou o técnico Carlos Leonardo Borges. “As coisas não caem do céu, tudo é fruto de dedicação e empenho”. Ele trabalha em conjunto com os professores Fernando Patty, Daniel Loto, Alberto Bittencourt e Danusa Shira.

Sensação – Tawany é uma das melhores revelações do judô praiagrandense. Uma verdadeira sensação no tatame. Em 2010, fez história e sagrou-se bicampeã da Olimpíada Brasileira Escolar sub-15.
Conquistou outro feito inédito para o esporte local: o tricampeonato paulista estudantil sub-18 (2008, 2009 e 2010). Sagrou-se campeã paulista juvenil, do Campeonato Sul-Brasileiro, das Copas São Paulo, Revelação, Virada Esportiva e Kimonos Budokan/Mogi das Cruzes. Foi também, vice-campeã brasileira juvenil e da seletiva para o Campeonato Pan-Americano. Garantiu medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18.

Em 2009, obteve dois títulos continentais: o sul-americano pré-juvenil e o 15º Jogos Escolares Sul-Americanos. Foi campeã da Olimpíada Brasileira Escolar, bicampeã paulista estudantil (2008 e 2009), campeã paulista, estadual do interior, regional e de diversos Torneios. Obteve o vice-campeonato nacional e a terceira colocação na Copa São Paulo. Em 2008, foi campeã paulista estudantil. Faturou medalha de prata no Sul-Brasileiro, Paulista, Estadual do Interior, Regional e dos Jogos Olímpicos Escolares.

Terceira colocada na Copa São Paulo. Em 2007 ficou com os ouros no Meeting Sul-Brasileiro, Regional e Estadual do Interior. Em 2006, venceu o certame regional, foi vice-campeã paulista e medalhista de bronze no Estadual do Interior. Em 2005, ganhou o Campeonato Regional e o Meeting Sul-Brasileiro. Tawany nasceu em São Caetano do Sul e mudou-se para Praia Grande com apenas um ano de idade. Reside no Bairro Tupi.

Nenhum comentário: