Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Judoca de PG é bronze no Brasileiro Sênior

Integrando a seleção paulista, a atleta de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer - SEEL e Educação - Seduc) Tawany Gianelo da Silva (Shopping Litoral Plaza) conquistou medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Judô, categoria sênior (idade adulta - mais de 18 anos), no peso meio-leve (48 a 52 quilos). Com este resultado, ela subiu para a terceira posição do ranking nacional. A disputa, encerrada na última quarta-feira (10/10), ocorreu no Centro Pan-Americano de Judô, na cidade de Lauro de Freitas, na Bahia.

Na primeira luta no evento regido pela Confederação Brasileira (CBJ), Tawany - 3ª colocada do ranking (RKG) nacional, agora com 315 pontos - derrotou Maria Fernanda (Santa Catarina). Nas quartas de final, a judoca de Praia Grande perdeu para Maria Taba (Minas Gerais/Minas tênis Clube) - 4ª RKG com 310. Na repescagem, venceu Valdirene Nascimento (Pará/Associação Souza Filho) - 11ª RKG com 180. Na decisão do terceiro lugar, ganhou de Jéssica Pereira (Rio de Janeiro/Instituto Reação) - 7ª RKG com 232,5. 

O título da categoria ficou com Yasmin Lima (Rio de Janeiro/Instituto Reação) - 2ª RKG com 465 - que na decisão, superou Eleudis Valentim (São Paulo/Esporte Clube Pinheiros) - 1ª RKG com 470. Os líderes de cada categoria do ranking nacional garantem vaga na seleção para defender o Brasil em 2019. 

"Estou muito feliz porque fiz ótimas lutas e enfrentei atletas que já integram a seleção brasileira principal. O trabalho é árduo, mas satisfatório no final", afirmou Tawany. "Com essa medalha de bronze, subi para o terceiro lugar do ranking e qualifiquei-me para disputar a Seletiva Olímpica Tóquio 2020 que ocorre em dezembro. Essa seletiva vai definir as atletas da seleção em 2019".

Dados - Nesta temporada, Tawany sagrou campeã da Copa São Paulo, vice-campeã paulista, terceira colocada no 17º Troféu Brasil e foi sexta colocada nos 62º Jogos Regionais do Estado de São Paulo (competindo no peso leve - 52 a 57 kg). Em 2017, ganhou a prata no Campeonato Paulista, o bronze na Copa São Paulo e nos Jogos Regionais, assegurou a quinta colocação no Brasileirão Sênior e no Brasileiro Regional.

Após três anos (2014 a 2016) competindo pelo Esporte Clube Pinheiros, Tawany voltou em 2017 a integrar a seleção de Praia Grande. Ela faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos): campeã regional, paulista, dos Jogos da Juventude, Regionais e Abertos do Interior; sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapas do circuito europeu, mundial sub-17; e ainda, paulista, brasileira e sul-americana escolar.

O grupo municipal treina de segundas as sextas-feiras, após as 17 horas, no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (esquina das Ruas Arari e Carimbó – espaço anexo ao Ginásio Rodrigão - BairroTupi), com os professores Alberto Bittencourt Silva, Danusa Shira Bittencourt e Rodrigo de Matos.

Nenhum comentário: