Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Enxadristas faturam seis medalhas no Torneio Primavera

A equipe de Praia Grande (Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL) conquistou seis medalhas (dois ouros, três pratas e um bronze) no 4º Torneio Primavera de Xadrez, evento válido como sexta etapa do Circuito Cubatense regido pelo Clube de Xadrez de Cubatão com chancela da Federação Paulista (FPX). A disputa realizada no último domingo (30), ocorreu no salão do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cubatão. 

Houve disputas nas categorias feminina e masculina mirim (até 10 anos), pré-infantil (11 e 12), infantil (13 e 14), cadete (15 e 16), infanto-juvenil (17 e 18), adulta/absoluta (19 a 34) e veterana (mais de 35). As medalhas de ouro de Praia Grande vieram com João Paulo Amorim Agrela na infanto e Ricardo de Lima Primo na cadete.

Segundos lugares para Fabiana Nascimento de Melo na pré-infantil, Fátima Aparecida Heberaldo na feminina e Hugo Leonardo Novais de Souza na infantil. Medalha de bronze para André Nascimento de Melo na cadete. Já Gabriela de Oliveira Semeghini terminou na quinta colocação na mirim. O grupo municipal recebe orientação técnica da professora Rosângela Domingos de Andrade Coelho.

Circuito - Em agosto, na quinta etapa do Circuito - 6º Torneio Cruzeiro Quinhentista -, a equipe de Praia Grande conquistou quatro medalhas (dois ouros e duas pratas). Na cadete, primeiro e segundo lugares para João Paulo Amorim Agrela e André Nascimento Melo. Na infanto-juvenil, medalhas de ouro e prata para Gabriel Estevão Rodrigues e Leonardo da Silva Oliveira. Na pré-infantil, Fabiana do Nascimento Melo terminou na quarta colocação. 

Em julho, na quarta etapa - 7º Torneio Triatlo UNipar-Carbocloro -, a turma local conquistou quatro medalhas (um ouro, uma prata e dois bronzes). Na cadete, primeira, terceira e quarta colocações para Ricardo Lima Primo, André Melo e João Agrela. Na infanto-juvenil, prata para Gabriel Estevão. Na pré-infantil, bronze para Fabiana Melo. Em junho, na terceira etapa - Torneio de Xadrez do SESI -, vieram três medalhas (um ouro, uma prata e um bronze), todas na cadete com André Melo, Leonardo da Silva Oliveira e João. Já Ricardo Primo terminou na quarta colocação. 

Em abril, na segunda etapa - 29º Torneio Cidade de Cubatão -, na cadete, João Agrela e Leonardo Silva conquistaram ouro e prata. Gabriel Estevão foi vice-campeão na infanto-juvenil. Já André Melo terminou em quarto lugar na cadete. Vale frisar que o grupo municipal não participou da primeira etapa - 11º Torneio Guará Vermelho (realizada em março).

Retrospecto - Vale frisar que em 2017, a equipe de Praia Grande obteve dois primeiros lugares, um segundo e três terceiros na classificação final do Circuito Regional Cubatense. Ao todo, em seis etapas ao longo do ano, a turma da Cidade ganhou 31 medalhas (8 ouros, 9 pratas e 14 bronzes). Na cadete, título para João Agrela. Terceira posição para Leonardo da Silva Oliveira. Na infantil (13 e 14 anos), troféu de campeão geral para André Nascimento Melo. Vice-campeonato e terceira posição para Rafael Chinelli Raimundo e Ricardo de Lima Primo. Na pré-infantil (11 e 12 anos), terceiro lugar para Heitor Lourenço Mathias.

Em 2016, a turma da Cidade faturou seis medalhas no Circuito Cubatense. Em 2015, foram outras nove. Em 2014, conquistou um título geral, dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares. Em 2013, o time municipal obteve um título geral, um vice-campeonato e um terceiro lugar. Em 2012, um ouro e uma prata. Em 2011, a equipe de xadrez de Praia Grande faturou cinco troféus (três ouros, uma prata e um bronze). Em 2010, três ouros, uma prata e dois bronzes. Em 2009, um segundo e um terceiro lugares. Em 2008, uma taça de campeão e uma de vice-campeã.

Treinos - A SEEL de Praia Grande disponibiliza gratuitamente para os munícipes polo de iniciação e treinamento competitivo de xadrez. A modalidade é recomendada para todas as idades, mais precisamente para as crianças, pois estimula o raciocínio e o desenvolvimento intelectual. As aulas ocorrem no Ginásio Magic Paula (Avenida do Trabalhador, 4111, Bairro Antártica), de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 12h; e no Espaço Conviver Boqueirão (Avenida Presidente Castelo Branco, s/n, Bairro Boqueirão), às sextas-feiras, das 17h às 21h. 

Para participar da atividade, os interessados devem se inscrever no local dos treinamentos (Fábrica do Esporte). Os menores de 18 anos precisam apresentar, além do próprio documento de identidade, autorização do responsável e comprovante de residência. Os materiais para a prática da modalidade são disponibilizados pela própria SEEL. 

Nenhum comentário: