Páginas

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Carateca de PG é convocada para o Campeonato Mundial

A atleta de Praia Grande Jéssica Linhares de Paula (Academia Gladiators) foi convocada pela Confederação Brasileira de Caratê (CBK) para integrar a seleção nacional que disputa o Campeonato Mundial Sênior (mais de 18 anos), evento regido pela Federação Mundial (WKF - World Karatê Federation) e que ocorre de 5 a 11 de novembro, na cidade de Madrid, na Espanha. Ela compete no kumitê (luta), no 2º Kyu e acima (faixa azul, roxa, castanho, marrom e preta), peso menos de 50 quilos.

Até o próximo dia 2 de novembro, o grupo verde e amarelo realiza período de treinamentos no município de Piracicaba, interior paulista. Neste ano, Jéssica foi campeã sul-americana sênior e vice-campeã sub-21 em Guayaquil, no Equador; e conquistou medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Sênior realizado em Santiago, no Chile. Ao longo da carreira, obteve os títulos paulista, da Copa São Paulo e Brasileiro em diversas faixas etárias.

Em 2017, na cidade de Santa Cruz de Tenerife, na Espanha, Jéssica lutou no 10º Campeonato Mundial de Caratê, Sub-21 (18 a 20 anos). No kumitê (luta), no 2º kyu e acima (faixa azul/roxa a preta), peso menos de 50 quilos, ela venceu a primeira luta contra a estadunidense Eva Alexander por 4 a 0. Depois, superou a uzbeque Bakhriniso Babaeva por 4 a 1. Na sequência, caiu diante da japonesa Sayo Azumi por 1 a 0. 

Internacional - Em 2018, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, cinco atletas de Praia Grande conquistaram medalhas no 29º Campeonato Pan-Americano sub-14, na sub-16 (cadete), sub-18 (júnior) e sub-21. No kumitê (luta), no 2º Kyu e acima (faixa azul, roxa, castanho, marrom e preta), ouro para Guilherme Gomes da Silva (Academia Gladiators), na sub-18, peso mais de 76 kg. Prata para Cauã Eduardo Oliveira dos Santos (Academia Yamato Dojo), na sub-14, peso menos de 45kg. Bronzes para Beatriz Alves da Silva (Academia Kami Dojo), na sub-14, menos de 47 kg; Maria Eduarda Johns Mascari (Yamato Dojo), na sub-16, mais de 54 kg; e Rafaela Beatriz dos Santos Silva (Yamato Dojo), na sub-21, menos de 68 kg. Já José Maurício Suzuki Portella (Gladiators), na sub-16, menos de 50 kg, terminou na quinta colocação.

Em Santiago, no Chile, no Campeonato Pan-Americano Sênior (mais de 18 anos), Jéssica Linhares de Paula conquistou o bronze. Na cidade de Guayaquil, no Equador, no Campeonato Sul-Americano, Jéssica Linhares foi campeã na sub-21 e ainda obteve o segundo lugar na sênior. Bárbara Chacon, na júnior, menos de 53 kg, ficou com o vice-campeonato. Guilherme Gomes Silva (Gladiators), na júnior, mais de 76 kg; também faturou a prata. Giulie Anne Cirillo Soares (Gladiators), na sub-14, mais de 47 kg, ganhou o bronze. Assim como Beatriz Alves da Silva (Academia Kami Dojo), na sub-14, menos de 47 quilos.

Treinos - Os caratecas de Praia Grande treinam em seis academias da Cidade. No Bairro Tupi, a equipe da Academia Gladiators tem comando do sensei Rodrigo Inácio. No Ocian, o grupo da Yamato Dojo é conduzido por Carolina Ramalho. No Samambaia, o time da Kami Dojo possui Ronaldo Rodrigues como mestre. No Boqueirão, o selecionado da Yoshimura Kyokai recebe orientação técnica do mestre Jorge Yoshimura. No Tupi, a turma da Seikan pertence ao técnico Márcio Papi. No Caiçara, o selecionado da Hasu Dojo/Academia Arena Ômega tem Allan Jozala de Souza na liderança.

Há ainda, treinamentos públicos (gratuitos) disponibilizados pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande. Sob comando do professor Luiz Fernando de Almeida Antunes, faixa preta 3º Dan, as aulas acontecem no Ginásio da SEEL (Avenida Minsitro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry), às terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; no Ginásio do Bairro Sítio do Campo (Rua Maria Luiza Lavalle, 180), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 12 horas; e na Pista Municipal de Atletismo (Rua José Bonifácio, 400, Bairro Sítio do Campo), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 17 horas.

Sob orientação do professor Jorge Yoshimura, faixa preta 8º Dan, os ensinamentos são realizados de segunda a sexta-feira, após às 18 horas, os treinos ocorrem no Ginásio Rodrigão (Av. Pres. Kennedy, 8169 – Mirim). Às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas, as atividades acontecem no Ginásio do Bairro Sítio do Campo (Rua Maria Luiza Lavalle, 180). Às terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas, as aulas desenvolvem-se no Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE) do Bairro Vila Sônia (Rua João Andrade de Jesus, s/nº). 

Nenhum comentário: