Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Time mirim de PG disputa Torneio Estadual de Atletismo

Equipe municipal compete neste domingo (27)
Neste domingo (27), a partir das 9h30, na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, o Ibirapuera, em São Paulo, Capital, a equipe de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc; Entidade Profissional Atlética e Social – EPAS) compete na terceira etapa do Torneio da Federação Paulista de Atletismo (FPA), categoria mirim (atletas com 14 e 15 anos).

Estão em disputa as provas de 3 e 5 quilômetros (km) de marcha atlética, saltos com vara, triplo, em altura e distância; lançamentos do disco, dardo e martelo; arremesso do peso, 75, 250 e 1.000 metros rasos; 80, 100 e 300 metros com barreiras; e 1.000 metros com obstáculos. A competição tem chancela da Confederação Brasileira (CBAT). 

Em junho, na segunda etapa do Torneio, o time municipal faturou cinco medalhas (um ouro, três pratas e um bronze). Thayna Boschin da Silva venceu no martelo. Na mesma prova, Ana Caroline Aguiar da Silva faturou a prata. Kauam da Silva Domingues ficou em segundo lugar nos 5km da marcha atlética. Adiely Augusto Ribeiro foi vice-campeã no peso e bronze no disco. A turma local recebe orientação técnica dos professores Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Daniela Eiko Itani.

Parceria – Para esta temporada foi renovada a parceria entre SEEL, Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ) e FPA. O acordo permite o desenvolvimento do Programa “Centro de Excelência” no qual as principais revelações da modalidade no Estado treinam na pista municipal. A iniciativa conta com apoio da Federação Paulista (FPA). Em 2013, um total de 15 atletas praticavam atividades no local.

A pista municipal, construída em 2007, já trouxe diversos atletas da seleção brasileira ao Município. Em 2008, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). É a sexta pista do Brasil com esta qualificação. Existem apenas três, com nível classe 1.

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1 estão pistas onde se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com iluminação noturna e arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 50 pistas no mundo têm essa qualificação

Nenhum comentário: