Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Paratletas competem em evento nacional

As equipes de atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande
Time disputa torneio do Comitê Paraolímpico Brasileiro
(Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL e Educação – Seduc; Associação Paradesportista do Litoral Paulista – APLP; e Entidade Profissional Atlética e Social - EPAS) disputam a primeira etapa da fase nacional do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa Brasil, evento regido pelo Comitê Brasileiro (CPB). O evento ocorre de 1 a 3 de agosto, em São Paulo, Capital.


As disputas de atletismo ocorrem no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) e as provas de natação, na piscina do Sport Club Corinthians Paulista. O grupo local de atletismo tem como responsáveis Daniela Eiko Itani, Flávio Barbosa da Cruz e Rodrigo Augusto Rosa. O time de natação tem coordenação de Silvia Schich Rodrigues.

Ao todo, mais de 500 atletas competem. Cem deles (50 na natação e 50 no atletismo) já estavam classificados desde 2013, quando alcançaram o topo do ranking em suas classes funcionais e não precisaram passar pelos regionais para conquistar o direito a participar das fases nacionais. É o caso do nadador praia-grandense Luiz Henrique Sieiro Lopes Ramirez, classe S14 (deficiência intelectual).
Dados - Na fase regional da competição, os primeiros colocados em cada prova e sexo garantem vagas para participarem da etapa nacional. Em abril, também na Capital, os times da Cidade conquistaram 17 medalhas (dois ouros, oito pratas e sete bronzes) na primeira etapa da fase regional do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa Brasil. Além das medalhas, quatro paratletas fizeram os índices para disputar a etapa nacional do evento.

Foram eles, no atletismo, Heitor Mariano dos Santos, categoria T53 (poliomielite, lesão medular e amputação), prova dos 800 metros rasos; na natação, Reginaldo Prado de Souza, categoria S12 (deficiência visual), nos 200 medley e 400 livres; Letícia Catarino Ribeiro, S9 (membro inferior não funcional/amputação simples acima do joelho), nos 100 peito; e Vinicius Felipe Sieiro Lopez Ramirez, S7 (paralisia lateral), nos 50 livres.

Circuito - O Circuito Loterias Caixa Brasil ParaOlímpico objetiva estimular o desenvolvimento do esporte para deficientes físicos, visuais e mentais. Os melhores atletas do certame (os três primeiros colocados do ranking final nacional, em cada modalidade e sexo) se credenciam para a Bolsa Atleta - programa de incentivo fiscal mantido pelo Ministério do Esporte. O CPB garante aos participantes hospedagem, alimentação e transporte interno. Há controle de doping em todas as etapas do torneio, com sorteio aleatório dos atletas escolhidos

Nenhum comentário: