Páginas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PG está na fase final da Copa do Estado de Handebol

Times feminino e masculino sub-16 de Praia Grande avançam
As equipes feminina e masculina sub-16 de Praia Grande (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação – Seduc) venceram a fase regional (envolve times da Baixada Santista e Vale do Ribeira) da 15ª Copa do Estado de Handebol, evento regido pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). Assim, qualificaram-se para a etapa final que ocorre de 25 a 31 de agosto, na cidade-sede de Vargem Grande Paulista.

No último sábado (19), no Ginásio Esportivo Armando Cunha, no Bairro Jardim Casqueiro, em Cubatão, pela fase regional, as meninas da Cidade derrotaram, por 13 a 12, Cubatão. Na sexta-feira (18), elas já haviam derrotado, por 47 a 2, Itanhaém. No mesmo dia, os rapazes do Município ganham, por 45 a 6, de Itanhaém. O outro confronto seria contra o selecionado de Registro, mas este acabou desistindo de participar.

Dados – Para chegar a fase regional, os times da Cidade ganharam a etapa sub-regional (que reúne apenas equipes da Região Metropolitana da Baixada Santista). As meninas da Cidade (SEEL, Seduc, Supermercado Pompéia, Academia Movimentação e Colégio Objetivo de Praia Grande) venceram, por 21 a 16, a equipe da Prefeitura de Cubatão, na segunda partida. Na primeira, elas perderam, por 21 a 16. Assim, a decisão do classificado foi para os pênaltis (tiro de sete metros). E Praia Grande levou a melhor vencendo por 2 a 1.

Na rodada inicial, em casa, a equipe feminina praia-grandense ganhou, por 32 a 19, o selecionado de São Vicente. Fora de casa, venceu por 25 a 12. Sob comando da técnica Sandra Regina Canova jogam pela Cidade Ana Clea Quintanilha de Aquino, Ana Carolina Garcez Figueiredo, Barbara Geovanna Peres Machado, Beatriz Mendes Santos, Debora Batista de Souza, Emily Guimarães Silva, Luiza Mercia Silviera Krauss, Maria Eduarda Vitoria Rosa de Pinho, Natalia Pereira Santos e Thauane Santos Nascimento.

Já os rapazes praia-grandenses, em casa, ganharam, por 33 a 26, de São Vicente; e fora, perderam, por 29 a 25. No saldo de gols, eliminaram o time do município vizinho. Vale frisar que a turma praia-grandense comandada pelos professores Evandro Andrade e Luciene Gonçalves, a Cuba, é a atual campeã estadual do evento.

Dados femininos – Em 2013, a turma de Praia Grande conquistou uma inédita medalha de bronze na fase final 14ª Copa do Estado de Handebol. Em Itapetininga, na decisão do terceiro lugar, as meninas da Cidade venceram, por 16 a 11, a turma da Prefeitura de Tietê. Na semifinal, em uma partida eletrizante e bastante equilibrada, elas foram derrotadas, por 21 a 20, por Jundiaí. Nas quartas de finais, ganharam, por 34 a 14, de Ribeirão Preto. 

Na fase de grupos, chave C, o time municipal superou por 19 a 15, a turma de Itapetininga e por 25 a 14, Itapevi. Vale frisar que São José dos Campos ficou com o título estadual e Jundiaí com a prata. Nesta etapa final, 10 times formaram dois grupos de três e um de quatro qualificando-se as duas melhores de cada chave, mais os dois melhores terceiros colocados no geral, para as quartas de final (oito melhores). Praia Grande caiu na chave C, ao lado de Itapevi e Itapetininga. Na A, estão Dobrada, Ribeirão Preto e São José dos Campos; na B, Jundiaí, Ilha Solteira, Tietê e Lucélia. 

Para chegar a final estadual, o time praia-grandense passou pelas fases regional e sub-regional do torneio. As meninas da Cidade ganharam, por 22 a 17 (visitante) e 29 a 13 (mandante), do time de Cubatão; e por 31 a 10 (em casa) e 15 a 11 (fora de casa), de Guarujá. Vale frisar que em 2007, na final estadual em Americana, o grupo local obteve o quarto lugar.

Dados masculinos – Em 2013, o time municipal conquistou um resultado inédito e histórico. Na final estadual, em Itapetininga, a equipe de Praia Grande venceu, por 34 a 29, Ilha Solteira e sagrou-se campeã da 14ª Copa do Estado de Handebol. Na semifinal, ganhou, por 26 a 20, de Jundiaí. Nas quartas de final, superou Itapetininga por 27 a 23. Na primeira fase, chave C, derrotou, por 35 a 29, Salto; e por 36 a 21, o time de Itapevi. 

Para chegar à final estadual, o time praia-grandense passou pelas fases regional e sub-regional do torneio. Na regional, Praia Grande derrotou Registro (fora de casa, por desistência; e em casa, por 56 a 6). Na sub-regional, o time local venceu Cubatão, por 33 a 25 (fora de casa) e 33 a 21 (em casa); e Santos, por 31 a 18 (como mandante) e perdeu por 17 a 16 (visitante – assim, avançando no saldo de gols).

Em 2012, na final estadual em Valinhos, os rapazes de Praia Grande obtiveram um inédito quinto lugar. Na decisão, Ribeirão Preto superou, por 26 a 18, Guarulhos. Como nas quartas de final, o time local perdeu, por 33 a 25, para Ribeirão Preto, foi puxado para a quinta posição. Na primeira fase, os meninos do Município venceram, por 32 a 18, Valinhos; e perderam, por 28 a 24, para Araçatuba. Em 2009, na final estadual, em Araçatuba, o time local derrotou Pindamonhangaba (30 a 25), mas perdeu para Ribeirão Preto (28 a 24); sendo assim, eliminado da competição na fase de grupos.

Nenhum comentário: