Páginas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Judocas de PG ganham cinco medalhas no Brasileirão Regional



Competição ocorreu em Curitiba
Integrando a seleção paulista (FPJ), quatro judocas da equipe de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) obtiveram cinco medalhas (três ouros e dois bronzes) no Campeonato Brasileiro Regional (5ª Região – sudeste), evento organizado pela Confederação Nacional (CBJ). A competição, finalizada no último domingo (29), ocorreu em Curitiba, no Paraná.

Tawany Gianelo da Silva, peso superligeiro (até 44 kg), conquistou dois títulos nas categorias sub-20 e sênior (idade livre). Medalha de ouro também para Vítor Batalha da Silva, pré-juvenil (13 e 14 anos), meio-médio (48 a 53 quilos). As terceiras colocações foram obtidas com Luiz Gustavo Oliveira Soares, pré-juvenil, meio-pesado (58 a 64 kg); e Gilmara Cristina Prudêncio, sub-20, leve (52 a 57 kg).

Destaque – Tawany Gianelo (Litoral Plaza Shopping/Escola Técnica Fortec), 16 anos, integra a seleção brasileira sub-20. Em fevereiro, ela realizou período de treinamentos com a seleção nacional em Paris, na França, no Institut National du Sport, de L´expertise et de la Performance, o Centro Francês de Alto Rendimento. Durante cinco dias, ela esteve no continente europeu, trabalhando ao lado de judocas alemães, franceses e japoneses.

Nesta temporada, obteve duas medalhas de ouro na sub-20 e sênior na Copa São Paulo. Em 2011, na cidade de Kiev, na Ucrânia, a judoca de Praia Grande sagrou-se campeã mundial juvenil (16 e 17 anos), feito inédito na história do esporte local. Foi a única medalha de ouro do Brasil na competição.

Venceu o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito
Europeu sub-17). Em novembro, em Mogi das Cruzes, a jovem atleta tornou-se a mais nova da história de Praia Grande a conquistar medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta. Em setembro, em Santiago, no Chile, sagrou-se campeã pan-americana.

Campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapa do circuito europeu, mundial; e ainda, paulista, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com o currículo completo, a judoca de Praia entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo de judocas que conquistaram todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário: