Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PG tem recordista nacional no atletismo

Encerrada a temporada de eventos promovida pelas Federação Paulista (FPA) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), um atleta de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação - Seduc) escreveu o nome na história do esporte. Na categoria mirim (14 e 15 anos), prova do lançamento do martelo, Luis Gustavo Aguiar da Silva fez a melhor marca do ano e estabeleceu os novos recordes estadual e nacional, 56m40cm.

A marca foi obtida em novembro, na pista da Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, durante o Campeonato Brasileiro Mirim. “É um resultado especial porque treinei muito para chegar neste nível. Brinco com meus amigos que dormir é para os fracos. Estou muito feliz por ter escrito meu nome na história do atletismo e levar a bandeira de Praia Grande a ter destaque nacional”, afirmou Silva.

História – No mesmo mês, Luis Gustavo havia se tornado o novo recordista estadual da prova do lançamento do martelo, com a marca de 53m42cm. O feito foi obtido durante o Campeonato Paulista Mirim, realizado na pista do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, em São Paulo, Capital.

Além do título paulista, Silva é ganhador de mais de 10 medalhas em etapas do Circuito Paulista Mirim de Atletismo, nas provas de lançamento e arremesso. Nesta temporada, foi vice-campeão dos Jogos Escolares de Praia Grande, no peso. Tem como ídolo no esporte, o esloveno Primoz Kozmus, 32 anos, campeão mundial (2009) e olímpico (2008) no martelo.

Natural de Praia Grande, Silva reside no Bairro Sítio do Campo e estuda no oitavo ano da Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos. Filho de Luís Cláudio, 47 anos, e Carmem, 35; e irmão de Ana Carolina, 12; ele iniciou no atletismo em 2008, na pista municipal da Cidade. Desde o início, optou pelas provas de lançamento (do dardo e martelo) e arremesso (do peso).

“Comecei a praticar o atletismo por influência de amigos da escola e do Bairro, que já treinavam. Meus pais me deram a maior força. Por ser o mais fortinho da turma, não gostava das provas de velocidade, então a professora Débora me orientou a praticar as modalidades de força. Desde 2010, treino com o professor Flávio Barbosa e meus resultados têm melhorado bastante”, afirmou o atleta, que treina de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas, na pista municipal de atletismo (Rua José Bonifácio, junto ao Terminal Rodoviário Tude Bastos, Bairro Sítio do Campo).

Nenhum comentário: