Páginas

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PG encara 65ª Regata da Escola Naval Equipes de canoagem e vela competem na Baía de Guanabara

lexandra Giulietti
Equipes de canoagem e vela competem na Baía de Guanabara
A equipe do Navega São Paulo de Praia Grande disputa domingo (10), das 9 às 17 horas, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a 65ª Regata da Escola Naval, a mais antiga competição do País, na modalidade. De manhã, disputam-se provas de canoagem. À tarde, entram em ação as equipes de vela. Ao todo, 93 atletas representam Praia Grande (43 velejadores e 50 canoístas).

Na canoa, o time do Navega São Paulo de Praia Grande tem parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Turma do Remo. Na vela, categoria monotipos (barcos construídos conforme desenho único, nos quais todas as medidas e pesos se igualam), competidores da Cidade integram parceria com o 8º Distrito Naval.

Os professores Silvio Bello, Gilson Tadeu e Rodrigo Borges comandam a equipe local.

Em 2009, o time local conquistou 14 medalhas (quatro ouros, seis pratas e quatro bronzes) na Regata da Escola Naval. Destaque para o velejador Max Gondo, 22 anos, que pela quarta vez consecutiva (2006 a 2009) conquistou o título da classe holder 12 (barco monotipo).

Regata - Maior prova náutica da América Latina, a Regata da Escola Naval comemora os 201 anos de nascimento de Joaquim Marques de Lisboa, o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha de Guerra do Brasil.

A disputa foi criada em 1946, com o nome de Taça Escola Naval e desde sua primeira edição nunca houve cobrança de inscrição. Com o passar dos anos, a Regata Escola Naval ganhou cada vez mais participantes e tornou-se a mais tradicional prova da vela brasileira, sempre no segundo domingo de outubro, o Dia do Navegador.

Portinho – Aulas – As aulas do Navega São Paulo são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua.

Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário: