Páginas

terça-feira, 30 de julho de 2019

Nadando Pelos Cartões Postais de Portugal

Marcado por história e cidades mundialmente reconhecidas, Portugal nunca decepciona um visitante. Cultura, gastronomia, ótimos vinhos, povo acolhedor, idioma e arquitetura são alguns dos motivos para Portugal ser destino obrigatório para brasileiros. 
Os motivos para as visitas são diversos, porém nadar é uma outra característica sedutora que está atraindo cada vez mais viajantes nessa terra que possui 860 quilômetros de costa banhada pelo Atlântico de cor azul turquesa, clima suave e mais de 300 dias de sol ao ano. 


Cascais, Porto, Portimão e Sesimbra, a lista de cidades portuguesas que atrai muitos brasileiros é imensa. Os motivos para as visitas são diversos, porém se você quer aproveitar para praticar natação em águas abertas e fazer turismo confira quatro cidades que te deixarão encantado. 

Cascais - Glamour e sofisticação, não é atoa que Cascais recebeu o título de Riviera Portuguesa.  Nadar com uma vista deslumbrante que mais parece cenas de um filme, com seus castelos históricos, palacetes, fortalezas de tempos passados, veleiros, praças e jardins coloridos, este foi o cenário escolhido pelos nadadores masters Francismar Siviero, Sandra Letras e Pedro Henriques se jogarem na água para treinar em um dos mais belos cartões postais de Portugal. Poucos destinos podem se orgulhar de ter um bairro exclusivo de museus. Cascais orgulha-se – e com razão, são 16 museus, dois parques urbanos e podem ser todos visitados a pé. Do núcleo fazem parte antigas casas de família transformadas em museus, palácios que pertenceram à realeza, um centro cultural com exposições e um centrinho repleto de lojinhas. Vale se perder pelas ruelas e visitar os estabelecimentos locais. Difícil vai ser escolher por onde começar. Em Cascais está localizado um dos grandes cartões postais de Portugal: a Boca do Inferno. É uma formação rochosa que parece uma caverna a céu aberto, cercada pelas águas do Oceano Atlântico. Com certeza essa será uma das paisagens mais lindas que qualquer turista verá na vida.

Sesimbra – Cidade localizada a apenas 40 km de Lisboa, verdadeiro paraíso para os amantes da natureza, local de atividades náuticas e de lazer, com algumas das praias mais bonitas de Portugal e local perfeito para prática de desportos aquáticos. Na Baía de Sesimbra, espaço de natureza viva, considerada “a praia mais segura do país”, pelas águas calmas e ausência de correntes que os nadadores José Carvalho, Sandra Silva, Renato Araújo, Catarina Carvalho e Francismar Siviero visitaram. O litoral de Sesimbra apresenta uma diversidade única de paisagens, e onde se destacam algumas das mais belas praias do país. Na costa ocidental, o território é recortado pela Lagoa de Albufeira e continuando para sul surge a praia do Moinho de Baixo, junto à Aldeia do Meco, caracterizada pelos seus extensos areais. Logo a seguir aparece a praia das Bicas, local de eleição para os amantes do surf, e a partir daí, as falésias passam a ser cada vez mais altas e escarpadas, acolhendo pequenas enseadas como a Foz ou os Lagosteiros, que impressionam pela sua beleza e interesse geológico. 

Portimão – Conhecida como a Cidade Europeia dos Esportes, nadar em Portimão, é de tirar o folego de qualquer maratonista aquático. Com uma localização privilegiada e singular, no extremo sudoeste da Europa e fazendo a ponte entre o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, Portimão é um lugar detentor de um clima fantástico e com uma beleza natural muito rica. Poucos sabem que a praia da Rocha é uma das mais lindas da Europa e que do alto da Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar ou do Miradouro dos Três Castelos, é possível vislumbrar a areia limpa e clara, as águas cristalinas que refletem todos os tons de azul, as rochas caprichosas, numa paisagem natural de imponente beleza. Foi na Zona Desportiva da Praia da Rocha que o nadador Francismar Siviero nadou, com outros 145 atletas, no Open de Portugal Máster.

Porto - O mar do Porto é tão inspirador quanto seus vinhos. As praias podem não ser de água quente porém conseguem ser belas e ótimas para nadar e praticar esportes aquáticos. De Gaia a Matosinhos, de Espinho a Vila do Conde, perto do Porto existem praias de encantar, algumas mais povoadas, outras mais secretas. Com seus cafés e restaurantes às margens do rio Douro, além de uma culinária deliciosa e vinhos de excelente qualidade, é possível tornar o Porto o destino perfeito para curtir com quem se ama. Vila Nova de Gaia é destino para quem quer visitar as caves do vinho do Porto e se deliciar com a “francesinha”, um sanduíche quente com bastante queijo, recheio de carne, um molho levemente picante e acompanhado de batatas fritas. Foi na praia de Miramar, onde está situada a Capela do Senhor da Pedra num rochedo batido pelo mar, o lugar escolhido para nadar.


Portugal, comparado com o Brasil, é um país pequeno, porém não se engane, tem muitos lugares interessantes para visitar e praticar esportes aquáticos. Selecionar seu roteiro de visitas é tarefa muito difícil. 


O projeto Nadando Pelos Cartões Postais tem como objetivo promover atividades esportivas e beneficentes divulgando as águas abertas no mundo. Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br.

Nenhum comentário: