Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Nadador de PG vence 2ª etapa do Campeonato de Águas Abertas

Ítalo Bressane foi o melhor atleta da prova
Integrante da equipe de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL –, Natação Praia Grande e Associação de Pais e Amigos dos Desportistas do Litoral Paulista), em parceria com o time vicentino do Clube de Regatas Tumiaru, o atleta Ítalo Bressane da Costa (Colégio Atenas) foi o campeão geral da segunda etapa (prova José do Carmo Neves – o Zequinha) do 6º Campeonato Santista de Águas Aberta, evento regido pela Secretaria de Esportes de Santos (SEMES) com apoio da 7ª Delegacia do Litoral da Federação Aquática Paulista (FAP). A prova realizada no último domingo (12/05), ocorreu no mar do Bairro Ponta da Praia, em Santos. 

O praia-grandense Ítalo, de apenas 14 anos, completou os 1.600 metros do percurso em 15min10seg. Depois terminaram Renan Antunes (Clube Internacional de Regatas) com 15min13seg – atleta sênior/mais de 18 anos - e Gabriel Silveira (Universidade Santa Cecília) com 15min16seg – nadador da categoria juvenil (15 e 16 anos).

“Há três anos participa das provas em águas abertas e é a primeira vez que sou o campeão geral. Estou muito feliz e realizado com este resultado”, afirmou Ítalo. “Foi gratificante ter tido um desempenho tão bom por que é difícil alguém com a minha idade vencer uma disputa forte como esta. Aproveito para dedicar esta conquista a minha mãe Lilian que é minha maior incentivadora e está sempre do meu lado”. 

Dados – A competição tem quatro etapas programadas (as terceira e quarta ocorrem em 22 de setembro e 10 de novembro). Na primeira, realizada em março, na Praia do Bairro Aparecida, em Santos, com distância de 1.600 metros, a turma de Praia Grande/Tumiaru conquistou quatro medalhas (um ouro, uma prata e dois bronzes) sob comando técnico do professor Régis dos Anjos Aguiar e com auxílio de Cássio Prandi. 

Individualmente, Maria Eduarda Oliveira Rodrigues (Nova Casarão) venceu a categoria infantil (13 e 14 anos) e Ítalo Bressane da Costa (Colégio Atenas) ganhou na juvenil (15 e 16 anos). Terceiros lugares para Michelle Kaylane Bastos Alencar (Colégio França) e Gabriel Kevin Souza Cruz (Colégio COC Novo Mundo) ambos na infantil. Já Luan Alves Jekabson (Colégio Atenas) terminou em nono lugar na juvenil. 

Retrospecto – Em 2018, a equipe de Praia Grande/Tumiaru destacou-se na disputa do 5º Campeonato Santista de Águas Abertas, evento realizado pela Prefeitura de Santos. Após quatro etapas realizadas ao longo do ano, o grupo terminou a competição em terceiro lugar com 416 pontos. Nas duas primeiras posições terminaram as turmas da Academia Krato/Santos com 571 e Academia Estilo do Corpo/Santos com 448. Outros oito times participaram. Individualmente, a equipe de Praia Grande obteve oito medalhas (dois ouros, cinco pratas e um bronze).

Destaque para o nadador Ítalo Bressane da Costa que no ranking final (somatória dos pontos obtidos pelo atleta em cada etapa) sagrou-se campeão geral na categoria infantil (13 e 14 anos). Na mesma faixa etária, Carlos Alexandre Nascimento Barrada ficou com o vice-campeonato. Rafaella Anísio Pessi terminou na quarta colocação. Na juvenil (15 e 16 anos), Luan Alves Jekabson foi o oitavo melhor. Na quarta etapa do evento regional, a turma de Praia Grande não participou. Na terceira, faturou quatro medalhas: ouro para Ítalo, pratas para Carlos e Rafaella, e bronze para Luan. Na segunda, Ítalo faturou o primeiro lugar e Carlos o segundo. Na etapa inicial, prata para Ítalo e Rafaella, sétima posição para Luan.

Nenhum comentário: