Páginas

sábado, 28 de agosto de 2010

Silvia Schich é técnica da seleção estadual de natação PcD Professora da Cidade foi convocada pela Secretaria Estadual


Professora da Cidade foi convocada pela Secretaria Estadual
A professora de natação de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc), Silvia Schich, 28 anos, foi convocada pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para comandar a seleção paulista durante a ParaOlímpiada Estadual Escolar, maior evento do gênero no país. A competição ocorre de 6 a 11 de setembro, em São Paulo, Capital.

“Fiquei muito feliz com o reconhecimento do trabalho que venho realizando em Praia Grande. A convocação surpreendeu-me”, afirmou a treinadora. “Estarei comandando o grupo estadual ao lado de outros professores. Na seletiva classificatória para a ParaOlímpiada quatro atletas da Cidade, que treinam comigo, classificaram-se”.

História – Há dois anos, Silvia orienta a equipe de natação para pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande. Nesta temporada, o grupo local terminou em qaurto lugar e obteve inéditas 28 medalhas (8 ouros, 11 pratas e 9 bronzes). Em 2009, o time municipal ficou na quarta colocação com 23 medalhas (7 ouros, 11 pratas e 5 bronzes).

Nascida em Santos e moradora do Bairro Vila Fátima, em São Vicente, Silvia formou-se em Educação Física na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). Começou a nadar aos 6 anos, na antiga Academia Sã-Vi. Competiu pelo Clube de Regatas Tumiaru, Universidade Santa Cecília, Unaerp e Mogi das Cruzes (equipe atual). Ministra aulas desde os 18 anos. Passou pelas Academias Estilo do Corpo e Estação Saúde. Além da natação, tem paixão pelo surfe.

Campeã e ex-recordista sul-americana juvenil dos 100 metros livres, Silvia conquistou mais de 600 medalhas na carreira. Sagrou-se campeã sul-americana dos 100 metros livres, paulista e brasileira dos 50, 100 e 200 metros livres; de Jogos Regionais e Abertos. Faturou ainda duas medalhas (uma de prata e uma de bronze), na Dinamarca e na Grécia, no Torneio Internacional Multinations.

Detalhes - A competição possui três categorias: deficiente físico (DF), visual (DV) e intelectual (DI). Existe também, classificação funcional de cada uma das categorias, na qual analise os níveis de lesão dos participantes. São mais de 10 especificações. Há duas divisões por idade: 12 a 15 anos (A) e 16 a 19 anos (B). Disputa-se atletismo, bocha, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, judô, natação, tênis em cadeiras de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado.

O certame tem organização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br), com apoio do Comitê ParaOlímpico Brasileiro (CPB), Comitê de Apoio ao Paradesporto, Secretarias Estaduais de Educação (SEE) e Esporte, Lazer e Turismo (SELT). Mais de 1.500 paradesportistas, de 23 Estados, entram em ação. Em 2009, em Brasília, a delegação de São Paulo sagrou-se campeã da disputa.

Nenhum comentário: