Páginas

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PG e SELJ renovam acordo no atletismo

Pista municipal é utilizada como Centro de Excelência
 
 

Melhores atletas do estado treinam na Cidade
Está renovada a parceria no atletismo, entre a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande e da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ). O acordo permite o desenvolvimento do Programa “Centro de Excelência” no qual as principais revelações da modalidade no Estado treinam na pista municipal. A iniciativa conta com apoio da Federação Paulista (FPA). Em 2013, um total de 15 atletas praticavam atividades no local.

“É uma parceria que aproxima os nossos atletas dos melhores de São Paulo, possibilitando um intercâmbio altamente positivo”, destacou o secretário Hugo Ribeiro. “A parceria já ocorre há alguns anos e possibilita o desenvolvimento de muitos competidores da Cidade. Nossos técnicos também têm a oportunidade de acompanhar as iniciativas da FPA”.

Destaques – Dois atletas de Praia Grande integraram as seleções paulista e brasileira na última temporada. Luís Gustavo Aguiar da Silva, 17 anos, prova do lançamento do martelo; e Rodrigo Valério da Silva, 16 anos, corredor de 800 e 1.500 metros; representaram com propriedade o time municipal.

Em 2013, Luís sagrou-se campeão paulista, brasileiro e nacional interclubes. Foi quarto colocado na Gymnasíade (Jogos Mundiais Escolares), sexto nos Jogos Abertos do Interior e sétimo nos Jogos Regionais (competição adulta). É o atual líder dos rankings paulista (FPA) e Brasileiro (CBAT), categoria menor (16 e 17 anos).

Rodrigo conquistou duas medalhas de ouro no 1º Campeonato Sul-Americano da Juventude (competidores com até 18 anos): nos 800 e 1500 metros rasos. Foi campeão paulista e brasileiro dos 1500 metros. Venceu os 800 metros nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Foi vice-campeão paulista dos 800 metros.

Sexto colocado na Gymnasiade nos 1.500 metros rasos; e nos Jogos Regionais nos 800 metros. Lidera o ranking paulista nos 1500 metros rasos e é terceiro colocado nos 800 metros. No ranking nacional, ele é vice-líder nos 800 metros.
Pista - A pista municipal, construída em 2007, já trouxe diversos atletas da seleção brasileira ao Município. Em 2008, o local recebeu certificado de homologação classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo (International Association of Athletics Federations – IAAF). É a sexta pista do Brasil com esta qualificação. Existem apenas três, com nível classe 1.

O certificado classe 2, expedido pela entidade mundial, possibilita que Praia Grande receba eventos internacionais. Além disso, os recordes estabelecidos na pista serão oficialmente homologados. Na classe 1 estão pistas onde se realizam competições olímpicas e pan-americanas. São locais com iluminação noturna e arquibancada fixa para o público. Atualmente, apenas 50 pistas no mundo têm essa qualificação.

Nenhum comentário: