Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Jéssica e Caroline foram os destaques do caratê em 2013

Atletas levam o nome de Praia Grande para o mundo
 
 
A equipe de caratê de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer - SEEL, Secretaria de Educação – Seduc; LPK e Associação de Pais - APK) teve dois destaques nesta temporada: Jéssica Linhares de Paula, no kumitê (luta), cadete (14 e 15 anos), peso menos de 48 quilos, 2º kyu e acima (faixa roxa ou azul); e Caroline de Lima (Academia Rodrigão), 18 anos, categoria sub-21, no katá (exibição de movimento na qual avalia-se a perfeição dos golpes).

Neste ano, Jéssica sagrou-se campeã da 15ª Gymnasiade – Jogos Mundiais Escolares, sul-americana, brasileira dos estilos tradicional e shorin-ryu; por equipes nos Jogos Regionais (competição adulta) e da Copa São Paulo; vice-campeã paulista e conquistou o bronze no Torneio Aberto do Arnold Classic Brasil. Foi quarta colocada nos Jogos Abertos do Interior (evento adulto) e sétima posicionada no Pan-Americano.

Em 2013, Caroline foi campeã dos Jogos Regionais no katá individual e por equipes; nacional, estilo shorin-ryu e kobu-do (armas japonesas); da Copa São Paulo na sub-21 e adulta. Vice-campeã brasileira, estilo shotokan, e paulista. Faturou os bronzes nos Jogos Abertos do Interior no katá individual e por equipes; nos Campeonatos Pan-Americano e Sul-Americano. Quarta colocada no Arnold Classic Brasil.

Jéssica – Natural de Praia Grande e estudante do Colégio COC Novo Mundo (Bairro Forte), entre outras conquistas, em 2012, Jéssica garantiu bronze na Copa Brasil, nos Paulista e Brasileiro. Em 2011, foi campeã brasileira e paulista. Em 2010, venceu a Copa São Paulo, conquistou bronze no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (armas típicas japonesas) e no Paulista Escolar.

Caroline – Nascida em São Paulo e moradora do Bairro Mirim há mais de 11 anos, Caroline começou no caratê na escolinha da Prefeitura Municipal, com o mestre Jorge Yoshimura (faixa preta 7º Dan) e já treina há seis anos. Entre inúmeras conquistas, Caroline conquistou em 2012 duas medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato Brasileiro de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de armas típicas da tradição japonesa), estilo shorin ryu shinshukan. Sagrou-se campeã nas disputas de katá (exibição de movimentos na qual avalia-se a perfeição dos golpes) e no Tunqua (bastão de defesa pessoal). Faturou medalha de prata no BO (bastão).

Foi campeã paulista de katá e do Torneio Mestre Matsumura/Cotia. Faturou medalha de bronze nos Jogos Regionais e a sétima posição nos Jogos Abertos. Em 2011, foi a única atleta de Praia Grande (na modalidade) a conquistar uma medalha (bronze) nos Jogos Abertos do Interior. Sagrou-se bicampeã da Copa São Paulo (2011 e 2010), paulista, brasileira por equipe e terceira colocada (individual) no Brasileirão. Conquistou ainda medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano de Caratê. Em 2010, faturou cinco medalhas de ouro no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de armas típicas da tradição japonesa).

Em 2009, no Marrocos, disputou o Campeonato Mundial, categoria katá equipe. Competiu contra atletas de 17 países e ficou entre as 30 melhores do planeta. Garantiu vaga para o Mundial ao obter o vice-campeonato Pan-Americano. No mesmo ano, obteve o terceiro lugar nos Campeonatos Paulista e Brasileiro. Em 2008 sagrou-se campeã paulista de katá e venceu a 5ª Copa Oswaldo Justo. Em 2007, obteve medalha de prata no Paulistão e ficou em quinto lugar no nacional. Em 2006 terminou o certame estadual na quinta colocação. 

Nenhum comentário: