Páginas

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Velejadores de PG se dão bem em Sampa

Equipe sobe no pódio nas classes dingue e lightning
A equipe de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (SEEL - Seduc e Marinha do Brasil) conquistaram três medalhas (um ouro, uma prata e um bronze) na terceira etapa do Campeonato Ranking das Classes Nacionais de Vela, evento regido pela Federação de Vela do Estado de São Paulo (FEVESP) com apoio do Clube de Campo do Castelo. A disputa, finalizada no último domingo (24), ocorreu na Represa de Guarapiranga, em São Paulo, na Capital. 

Competindo nos barcos monotipos (embarcações construídas conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais), na classe dingue, a turma da Cidade conquistou a medalha de ouro com a dupla Thiago Santana e Nicolas Taylor; a de prata com Giovana Santos e Giovana Vieira; e a de bronze com Silvio Bello e Isaías Menezes. O grupo de Praia Grande tem coordenação do professor Silvio Bello com auxílio técnico dos professores Luiz Lorejan, Gil de Paula e Orlando José. 

Título – No último domingo (25) ainda, na sede do São Paulo Yatch Club (SPYC), na Capital, o velejador praia-grandense Esdras Santana de Jesus, de 15 anos, integrou a equipe campeã paulista de vela da classe lightning. Ele competiu ao aldo de Thomas Summer e Felipe Brito (SPYC e Yatch Clube de Santo Amaro). Vale frisar que a classe lightning (one-design = embarcações rigorosamente iguais para cada equipe) é uma das mais populares e competitivas do mundo.

Neste ano, Esdras já havia se destacado no Campeonato Sudeste Brasileiro de Vela da Classe Snipe. Após quatro regatas realizadas, na classificação geral, ele conquistou medalha de bronze ao lado de Caio Prado (Yacht Clube de Santo Amaro). Em 2018, foi campeão brasileiro e paulista juvenil da classe dingue ao lado do irmão Ellion Santana. Sagrou-se vice-campeão Estadual da classe holder. Ganhou o bronze da 45ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela na classe open bic.

Dados - A Secretaria de Esporte e Lazer de Praia Grande oferta gratuitamente aos munícipes polos para iniciação, treinamento e desenvolvimento competitivo em esportes náuticos (canoagem, remo e vela). As aulas de iniciação são ofertadas por meio do Programa SuperEscola que oferta atividades esportivas no contra turno escolar para alunos de 7 a 15 anos, da rede municipal (escolas públicas – municipais e estaduais - e particulares). As inscrições são gratuitas. Os responsáveis interessados devem procurar o polo onde as aulas são realizadas e falar com os professores. É necessário apresentar documento pessoal do aluno e do responsável, comprovante de endereço, declaração de matrícula escolar de 2019 e atestado médico. Outras informações também podem ser obtidas pelos telefones 3496-5611 e 3496-5614.

As aulas de treinamento e desenvolvimento competitivo destinam-se a meninos e meninas de diversas faixas etárias – inclusive pessoas com deficiência (PCD) física, intelectual ou visual. Para participar do polo, o interessado deve fazer um teste diretamente na equipe de competição. Para tanto, basta comparecer ao local do treinamento, com documento de identidade (de preferência com foto) e passar por avaliação técnica realizada pelos técnicos responsáveis pela modalidade. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3496-5609. Confira os dados do polo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo:

As aulas dos Polos de Iniciação, Treinamento e Desenvolvimento competitivo ocorrem na Escola de Esportes Náuticos - Núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo Navega (localizada na Rua Paulo Sérgio Garcia, 424, Bairro Jardim Intermares/Portinho). Os atendimentos para pessoas de 7 a 15 anos acontecem de segundas as sextas-feiras, das 8 ás 11horas e das 13 ás 16 horas, sob comando dos professores Silvio Schlegel de Oliveira Bell, Gil de Paula Pereira Lima, Luiz Augusto Lorejan, Orlando Luiz Simão Mendes e Rodrigo Cesar Darbem Ribeiro Borges.

Nenhum comentário: