Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Basquete de PG chama a atenção em 2012

Modalidade cresce na Cidade e olheiros internacionais observam atletas
 
 
xaftec
times masculinos subiram ao pódio
O basquete de Praia Grande (Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel e Faculdade do Litoral Sul Paulista - FALS) chamou a atenção em 2012. As equipes masculinas da Cidade obtiveram resultados expressivos em competições estaduais. Isso fez com que dois jogadores do município atraíssem olheiros internacionais para verem os jogos. A modalidade tem comando dos professores Osvaldo Pinheiro e Esdras Gouveia.

No torneio da primeira divisão dos 56º Jogos Regionais, a seleção local masculina sub-21 de basquete terminou na sexta posição. Nas partidas realizadas, chave B, o grupo municipal perdeu, por 87 a 44, para o time de Santo André; e por 84 a 54, para a equipe de Barueri (campeã da segunda divisão em 2011).

Esse mesmo grupo da Cidade garantiu o vice-campeonato da Copa Estadual São Paulo, torneio promovido pela Liga Paulista (LPB). Os rapazes praiagrandenses somaram 13 vitórias e 3 derrotas. Já a turma masculina sub-17 conquistou medalha de bronze no torneio, com 10 vitórias e 3 derrotas. O time masculino sub-15 foi eliminado na primeira fase do certame.

Outros destaques vieram com as equipes feminina e masculina sub-15 de basquete de Praia Grande que conquistaram duas medalhas de prata e o Troféu Jornalista Eduardo Silva no 1º Festival Nossa Comunidade – Bate mais forte em nossos corações, competição organizada pela Central Única das Favelas (CUFA), Fábrica Escola de Basquete de Rua e Eventos (FEBRE) e Prefeitura de Santos.

USA - Os resultados e o trabalho realizado fizeram com que uma universidade norte-americana observasse dois atletas da equipe municipal sub-21. Vitor Nascimento, 16 anos, 2m03cm, pivô; e Nicolas Nascimento, 17 anos, 1m95cm, ala-pivô, chamaram a atenção do time estadunidense e podem jogar naquele país em 2013.

Apesar do sobrenome similar, eles não são irmãos. Vitor começou a treinar com o time de Praia grande no final de 2011. Integrante da equipe sub-17 da Cidade, logo passou a jogar pelo time sub-21 também. Reside no Bairro Quietude. Nicolas atuou por uma temporada no selecionado do Clube Internacional de Regatas, em Santos, mas há três anos representa o grupo municipal. Mora no Bairro Mirim.

Retrospecto – Em 2011, o time masculino sub-21 da Cidade sagrou-se vice-campeão da Copa São Paulo. Nos Jogos Regionais, a turma local garantiu a quarta colocação e a classificação para os Jogos Abertos do Interior, no qual terminou em sétimo lugar. O grupo municipal sub-18 foi prata na fase sub-regional dos Jogos da Juventude. A equipe feminina sub-21 terminou em quarto lugar nos Regionais. A turma sub-18 acabou na quinta colocação do Campeonato Estadual da LPB e na terceira posição na fase sub-regional dos Jogos da Juventude.

Em 2010, a equipe masculina livre (sem limite de idade) sagrou-se campeã da 3ª Copa Corpo em Ação; conquistou a medalha de bronze nos 74º Jogos Abertos do Interior e na Copa Estadual São Paulo (promovida pela Liga Paulista de Basquete). Terminou em quinto lugar na primeira divisão dos 54º Jogos Regionais.

Em 2009, o grupo masculino sub-21 foi sétimo colocado nos Jogos Abertos, vice-campeão dos Jogos Regionais e da 2ª Copa Corpo Em Ação. A turma masculina infantil (até 14 anos) foi bronze na Copa São Paulo. A cadete (até 17) terminou em quarto lugar). A equipe feminina mirim (14 e 15) foi eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista. Em 2008, a turma masculina sub-21 ficou em quarto lugar nos Jogos Abertos e nos Regionais. A equipe masculina cadete foi eliminada na primeira fase do Campeonato Paulista.

Apoio – Em 2012, além da FALS, colaboram com os grupos de basquete local, Liga de Basketball da Baixada Santista (LBBS), Casa do Encanador, Construtora e Incorporadora Martino, Restaurante Terraço Nobre/São Paulo, Clínica de Ortopedia e Fisioterapia Traumaxxis, Restaurante e Pizzaria Churrascaria Leitão da Baixada, Di Plaza, Escola de Idiomas Wizard Praia Grande, MK Fisio e Instituto Social de Educação Esportiva (ISEE)
.

Nenhum comentário: