Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Atleta de PG é o terceiro melhor do país na prova do martelo

Luis Gustavo destaca-se na categoria menor
 
 
Atleta local foi vice-campeão brasileiro neste ano
Integrante da equipe de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação - Seduc), Luis Gustavo Aguiar da Silva, 16 anos, é o terceiro melhor atleta do Brasil na prova do lançamento do martelo, categoria menor (16 e 17 anos). O competidor praia grandense destaca-se no ranking da Confederação Nacional de Atletismo (CBAT), com a marca de 59m80cm.

A distância foi alcançada durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo, realizado em novembro, na cidade de Maringá, no Paraná. Na oportunidade, ele conquistou a medalha de prata. O líder do ranking nacional é Rodrigo Xavier (Paraná), com 65m29cm. A segunda posição pertence a Paulo Nickele (Rio Grande do Sul), com 65m01cm.

“Sem dúvida, fiz uma marca muito forte, a melhor da minha carreira”, afirmou Luis Gustavo. “Em 2013, vou melhorar ainda mais esta distância, nos treinos já passo de 60 metros”. Ele treina de segundas às sextas-feiras, das 8 às 17 horas, na pista municipal (Bairro Sítio do Campo) sob comando dos professores Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Daniela Eiko Itani.

Dados – Nesta temporada, além do vice-campeonato brasileiro, Silva sagrou-se campeão paulista. Conquistou medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude, foi quarto colocado nos Jogos Regionais (competição adulta) e oitavo posicionado no Campeonato Sul-Americano realizado em Mendonza, na Argentina.

Em 2011, Silva estabeleceu os novos recordes brasileiro e paulista da prova do martelo, na categoria mirim (14 e 15 anos). A marca nacional de 56m40cm foi estabelecida em novembro, na pista da Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, durante o Brasileiro Mirim Interclubes. Antes, ele já havia se tornado o recordista estadual da prova, com 53m42cm. O feito ocorreu durante o Paulista Mirim, realizado na pista do Ibirapuera. Foi ainda vice-campeão dos Jogos Escolares de Praia Grande. Silva é ganhador de mais de 10 medalhas em etapas do Circuito Paulista Mirim, nas provas de lançamento e arremesso.

Natural de Praia Grande, Silva reside no Bairro Sítio do Campo e estuda no 9º ano da Escola Municipal Ronaldo Sérgio Alves Lameira Ramos. Filho de Luís Cláudio, 48 anos, e Carmem, 36; e irmão de Ana Carolina, 13; ele iniciou no atletismo em 2008, na pista municipal da Cidade. Desde o início, optou pelas provas de lançamento (do dardo e martelo) e arremesso (do peso). Tem como ídolo no esporte, o esloveno Primoz Kozmus, 32 anos, campeão mundial (2009) e olímpico (2008) no martelo.

Nenhum comentário: