Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Atleta de PG é o melhor do Brasil nos 1.000 metros rasos

Rodrigo Valério lidera o ranking nacional mirim
 
 
XAFTECi
Atleta da cidade é destaque nacional
Integrante da equipe de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação - Seduc), Rodrigo Valério Silva, 15 anos, termina a temporada de 2012 como líder do ranking brasileiro (Confederação Nacional – CBAT) na prova dos 1.000 metros rasos, categoria mirim (14 e 15 anos). A marca de 2min32seg95 foi obtida no Campeonato do país, realizado em novembro, na pista do Clube Sogipa, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, Silva ficou com a medalha de ouro.

O tempo obtido pelo atleta local é expressivo. Supera em mais de um segundo o segundo colocado do ranking brasileiro, Matheus Assis (Mato Grosso), com 2min34seg12. E em mais de cinco segundos, os 2min38seg55 feitos pelo terceiro posicionado, Felipe Oliveira (Rio de Janeiro). A equipe municipal tem comando dos professores Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Daniela Eiko Itani.

Dados - Rodrigo nasceu em Santo André, em 17 de janeiro de 1997, e chegou a Praia Grande em 2011, quando os pais vieram para a Cidade a trabalho. Estudante do primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Vila Tupi (Bairro Tupi), ele começou no atletismo em 2009, já nas provas de corrida, distância de meio-fundo.

“Assistindo um programa de esportes uma vez, vi o Marílson Gomes correndo e falando sobre a São Silvestre e fiquei interessado em começar a correr. Fui até uma pista de atletismo lá em Santo André e fiz um teste. Fui aprovado e não parei mais”, declarou Silva. “Estou muito feliz com os meus resultados este ano. Fui campeão estadual e nacional, um sonho que tornou-se realidade”.

Nesta temporada, o corredor praia grandense sagrou-se campeão paulista e da etapa classificatória do Estadual Escolar; venceu os 800 rasos e foi prata nos 400 nos Jogos Escolares de Praia Grande. Nos Jogos Regionais de Santo André (competição adulta), fez parte do revezamento 4x400 que foi quinto colocado e garantiu a oitava posição nos 800 e 1.500 metros rasos. Em 2011, foi vice-campeão paulista escolar. Ficou em sétimo lugar no Estadual e na 13ª posição no Brasileiro. 

Nenhum comentário: