Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Judocas de PG disputam seletivas nacionais

Atletas da Cidade buscam vagas
Atletas da equipe de judô de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc) disputam de sexta-feira a domingo (10 a 12), seletivas nacionais visando às formações das seleções brasileiras que disputam os Campeonatos Pan-Americano (que ocorre em agosto, em local ainda não definido) e Sul-Americano (julho, também sem definição de local) sub-17 e sub-20.

A seletiva para a disputa Pan-Americana desenvolve-se no Rio de Janeiro. De Praia Grande, três judocas competem na categoria sub-17: Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping), 15 anos, peso superligeiro (até 40 kg); Jhennifer Ferreira Ernandes Ferreira, 14 anos, superligeiro; e Nathália Cárnio, 16 anos, meio-leve (44 a 48 kg).

A seletiva para a competição Sul-Americana ocorre no Ginásio Governador Dirceu Arcoverde, em Teresina, no Piauí. Representam a Cidade na sub-17: Mateus Augusto de Oliveira, meio-leve (55 a 60 kg); Gustavo dos Santos Silva, médio (73 a 81 kg); e Nayara Herrera Sarracine, meio-pesado (63 a 70 kg). Na sub-20: Arthur Souza da Silva, ligeiro (55 a 60 kg); Gilmara Cristina Prudêncio, leve (52 a 57 kg); e Gabriela Mattioli de Siqueira, pesado (mais de 78 kg).

Destaque – Única campeã brasileira (sub-17) nesta temporada, a jovem Tawany é o destaque entre os atletas de Praia Grande. Em 2011, sagrou-se tricampeã paulista (2009, 2010 e 2011), campeã do estadual do interior e regional. Integrando a seleção brasileira fez história ao vencer o Torneio Internacional de Thuringia, na Alemanha, sendo a única atleta do país a ganhar medalha de ouro na etapa do Circuito Europeu Juvenil.

Entre tantas outras conquistas, em 2010, Tawany sagrou-se bicampeã da Olimpíada Brasileira Escolar sub-15, tricampeã paulista estudantil sub-18, campeã sul-brasileira, vice-campeã brasileira juvenil e da seletiva para o Campeonato Pan-Americano. Garantiu medalha de bronze na final estadual dos Jogos Abertos da Juventude sub-18.

Em 2009, obteve dois títulos continentais: o sul-americano pré-juvenil e o 15º Jogos Escolares Sul-Americanos.

Treinos – A equipe de judô da Cidade nasceu de parceria entre as Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc). Os grupos, masculino e feminino, de Praia Grande treinam de segunda a sexta-feira, das 15 às 22 horas, no Ginásio Sejel (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi).

Nenhum comentário: