Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Judocas de PG fazem intercâmbio no Japão

Gustavo Gomes e Carlos Macedo representam a Cidade
Dois integrantes da equipe sub-18 de judô de Praia Grande (SEEL - Judô Praia Grande), integrando a seleção paulista, realizam estágio e intercâmbio de 3 a 22 de outubro, nas cidades de Katsuura e Tóquio, no Japão. A viagem, firmada pela parceria entre a Federação Paulista de Judô (FPJ) e a empresa Ajinomoto Brasil, possibilita treinamento de alto nível técnico para os judocas que lideram o ranking estadual da categoria juvenil (sub-18).

Representam Praia Grande neste intercâmbio internacional os judocas faixas marrons Gustavo Santos Gomes no peso meio-médio (66 a 73 quilos) e Carlos Eduardo Silva de Macedo no meio-pesado (81 a 90 kg). Durante cerca de 20 dias, a dupla praia-grandense viverá uma verdadeira imersão no judô, nas teorias e práticas das artes marciais, e na cultura japonesa.

De 4 a 16 de outubro, em Katsuura, eles se hospedam e treinam na Universidade Internacional Budo (International Budo University), local que ministra cursos especializados em artes marciais. Farão atividades com mais de 120 faixas pretas. De 17 a 21, em Tóquio, Carlos e Gustavo se alojam no Instituto Kodokan, que é a primeira escola de judô fundada pelo mestre Jigoro Kano. Lá, com judocas de 15 a 18 anos de outras localidades, treinam na Escola Shotoku Gakuen.

O grupo de Praia Grande tem comando técnico dos professores Alberto Silva Bittencourt, Rodrigo de Matos e Felipe César Camilo de Oliveira. A equipe municipal treina no Centro de Excelência Professor João Carlos Ribeiro Manso Júnior (localizado na esquina das ruas Arari e Carimbó, Bairro Tupi – anexo ao Ginásio Rodrigão - Avenida Presidente Kennedy, 5593, Bairro Tupi), de segundas as sextas-feiras, após as 17 horas.

Currículos – Gustavo é aluno da Escola Estadual Doutor Reynaldo Kuntz Busch. Começou no judô em 2011, após uma recomendação da diretora da Escola Municipal Carlos Roberto Dias, na qual estudava na época. Em 2019, sagrou-se campeão pan-americano, brasileiro, paulista, brasileiro InterClubes, do Meeting Nacional, da Copa São Paulo, paulista estudantil e dos Jogos da Juventude; vice-campeão brasileiro regional e foi sétimo colocado no Estadual sub-21. Participou de três etapas do Circuito Europeu (União Europeia de Judô - European Judo Union/EJU). Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não terminou a competição entre os oito melhores. Em 2018, foi campeão estadual por faixa (roxa), paulista Inter-regional, vice-campeão dos Jogos Abertos da Juventude, medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Regional - Região 5 e na seletiva nacional sub-18.

Carlos tem bolsa educação-esportiva integral no Colégio Objetivo de Praia Grande (Bairro Tupi). Iniciou na modalidade por meio do Programa SuperEscola Esportivo. Em 2019, foi campeão brasileiro, nacional regional, paulista, estadual estudantil, da Copa São Paulo e dos Jogos da Juventude, vice-campeão do Meeting Nacional e sexto colocado nos Jogos Regionais. Em 2018, foi campeão dos Jogos da Juventude, vice-campeão paulista estudantil e bronze no Brasileiro Regional.

Nenhum comentário: