Páginas

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Canoísta de PG disputa o Campeonato Mundial

Yuri Gabriel, de 16 anos, compete na França
Um sonho realizado. Na quinta-feira  de 05 de setembro de 2019, o atleta de Praia Grande (SEEL, Polo PG do Programa Navega São Paulo e Associação Turma do Remo) Yuri Gabriel Martins dos Santos, de 16 anos, embarcou para a cidade de Saint-Pierre de Queberon, na França. Naquele local, no perído de 10 a 15 de setembro, ele disputa o Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica.

Para concretizar o sonho de competir em solo europeu, Yuri precisou da ajuda de amigos, familiares e pessoas que torcem por ele. O jovem de Praia Grande qualificou-se para o Mundial ao terminar em quinto lugar na categoria júnior (15 a 18), na etapa inicial do Brasileirão, realizada em março, no município de São Sebastião. Mas, para ira a França, ele teve que arrumar recursos financeiros por conta própria para pagar a viagem, a acomodação, a alimentação, o uniforme e até o aluguel de uma canoa. Como a categoria oceânica não é uma modalidade olímpica, a Confederação Brasileira não banca os custos. Ainda que tenha conquistado a vaga dentro d´água, teve de lutar muito fora dela.

“Foi uma verdadeira corrente do bem e agradeço todos, de coração”, disse Yuri. “Fiz rifas, eventos culinários, vaquinha virtual, tudo que pude para alcançar meu objetivo. Minha família foi espetacular e se entregou de alma para que eu pudesse realizar meu sonho. É bom saber que tenho tanta gente de bem ao meu lado. Agora, preciso retribuir. E para isso, vou fazer o meu melhor no Mundial e quem sabe, até subir no pódio”.

Dados - Natural de Praia Grande e morador do Bairro Quietude, Yuri é estudante do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Lions Clube Centro. Ao longo da carreira, foi campeão paulista (nas modalidades oceânica e velocidade) e do Festival de Mairiporã, e terceiro colocado no Prova do Colégio Naval. No Navega de Praia Grande, recebe orientação dos professores Silvio Schlegel de Oliveira Bello, Gil de Paula Pereira Lima, Luiz Augusto Lorejan, Orlando Luiz Simão Mendes e Rodrigo Cesar Darbem Ribeiro Borges.

Há três anos participa das atividades do Navega de Praia Grande. “Já tinha praticado natação e outros esportes, mas me encontrei e apaixonei pela canoagem”, disse Yuri. “É uma modalidade que me permite entrar em contato direto com a natureza, voar sobre a água. Para mim, é um esporte gratificante porque depende apenas do meu esforço para completar uma prova. Sou apaixonado pelos esportes náuticos, mais precisamente pela canoagem”.

Nenhum comentário: