Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

PG recebe inédita competição de canoagem

Cidade sedia torneio estadual da categoria Vaá, classe V6
 
 
Cidade sedia evento de canoa havaiana
Pela primeira vez, a Cidade de Praia Grande sedia o Campeonato Paulista de Canoagem Vaá (canoa havaiana), classe V6 (seis tripulantes). A equipe do núcleo municipal do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação – Seduc, em parceria com a Associação Turma do Remo) compete no torneio agendado para 28 de outubro, na Área de Lazer Ézio Dal´Acqua, o Portinho (Bairro Sítio do Campo). O evento regido pela Federação Estadual (FPCA) tem chancela da Confederação Brasileira (CBCA).

A disputa tem provas de 5 e 22 quilômetros. Em setembro de 1994, o brasileiro Ronald Williams, de férias após competir na Califórnia, trouxe a Vaá, ou canoa polinésia/havaiana, para o País. Na ocasião, Ronald treinava e competia pelo False Creek Racing Canoe Club (Clube de Canoagem Competitiva Falsa Angra), renomada instituição de Vancouver, no Canadá.

A Vaá tem destaque em localidades como a Polinésia Francesa, Havaí, Austrália e Nova Zelândia. No Brasil, a CBCA estima que são mais de mil praticantes regulares, espalhados por oito estados (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo). A Região Metropolitana da Baixada Santista é uma referência nacional da modalidade.

Canoagem – Praia Grande tem se destacado nos eventos de canoagem estadual. Na última temporada, consecutivamente, a equipe praiagrandense sagrou-se tetracampeã geral (2008 a 2011) do Campeonato Paulista de Canoagem Oceânica. Neste ano, após três etapas realizadas, o time municipal lidera a competição, com 55 medalhas (20 ouros, 19 pratas e 16 bronzes). A turma de Praia Grande conquistou ainda 11 medalhas (quatro ouros, quatro pratas e três bronzes) no Campeonato Paulista de Canoagem Maratona. O time municipal tem coordenação do professor Silvio Bello.

Nenhum comentário: