Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Escolas de PG disputam a Copa TV Tribuna de Handebol

Competição regional envolve alunos de 12 a 14 anos
 
 
Alexandra Giulietti
Ao todo, 42 equipes participam da competição
A partir de 11 de agosto, no Ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC), em Santos, três instituições de ensino de Praia Grande (com apoio das Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel – e Educação - Seduc) disputam a 9ª edição da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar Masculina e Feminina, torneio que envolve alunos de 12 a 14 anos. O evento destina-se a escolas públicas e privadas da Região Metropolitana da Baixada Santista e também do Vale do Ribeira.

Ao todo, 42 equipes (23 na categoria feminina e 19 na masculina) participam da competição, representando as cidades de Praia Grande, Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Bertioga e Iguape. Na categoria feminina, representam o Município as equipes da Escola Municipal Governador Franco Montoro (Bairro Maracanã) e o Centro Educacional Objetivo Praia Grande (Tupi). Na masculina, jogam os times da EMG Franco Montoro e EM José Julio Martins Baptista (Sítio do Campo). Cada time conta com 15 atletas.

Grupos – As meninas do EMG Franco Montoro/PG estão no grupo 3, ao lado das equipes do Colégio Integração (São Vicente), Liceu São Paulo (Santos) e Colégio do Carmo (Santos). A turma do Objetivo/PG encara o grupo 6, no qual enfrenta os times da Escola Estadual Barnabé (Santos), Unidade Municipal de Ensino José Carlos de Azevedo Júnior (Santos) e ESA – Instituto Educacional Iguape (Iguape). Os dois selecionados primeiros colocados de cada chave avançam a segunda fase do torneio.

Os rapazes do EM José Júlio/PG atuam no grupo 1, contra as turmas do Colégio Leão XIII (Santos) e Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Pacífico (São Vicente). A garotada do EMG Franco Montoro/PG está no grupo 3, no qual enfrenta os times da EM Professora Maria Aparecida de Araújo (Guarujá), EM Vereador Ary da Silva Souza (Guarujá) e Unidade Municipal de Ensino José Carlos de Azevedo Júnior (Santos). Os dois selecionados primeiros colocados de cada chave avançam a segunda fase do torneio.

Retrospecto – Em 2011, a equipe masculina da EM Governador Franco Montoro conquistou a medalha de bronze da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar. Na decisão do terceiro lugar, os meninos da Cidade derrotaram, por 23 a 16, o time do Colégio Integração/São Vicente. Na semifinal, o time praiagrandense empatou, em 8 a 8, com a equipe do Colégio Don Domenico/Guarujá. Na cobrança dos tiros de sete metros (os pênaltis do handebol), a turma guarujaense venceu por 2 a 1.

Na fase oitavas-de-final, os meninos da Cidade derrotaram, por 6 a 5, os do Colégio Vertex/Santos. Nas quartas-de-final, eles ganharam do Colégio Objetivo Guarujá, por 10 a 9. Na primeira fase, grupo B, venceram a equipe do Colégio Passionista Santa Maria/PG, por 11 a 5; empataram com a do Colégio Jean Piaget/Santos, 6 a 6; e perderam para a do Colégio Integração/São Vicente, 13 a 7. A campanha do grupo praiagrandense na competição totalizou quatro vitórias, dois empates, uma derrota, 71 gols feitos e 62 sofridos.

Em 2010, as meninas do Colégio Objetivo sagraram-se campeãs da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar. Na decisão do certame, elas derrotaram, por 10 a 8, o selecionado da Escola Municipal Professora Maria Aparecida de Araújo/Guarujá. No total, a equipe do Município anotou 77 gols e sofreu 42, em sete partidas. No masculino, na fase oitavas-de-final da Copa, o grupo da EMG Franco Montoro perdeu para o time do Colégio Vertéx de Santos, por 11 a 9.

Em 2009, o time masculino da EMG Franco Montoro chegou a segunda fase da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar. A equipe da Cidade ganhou, por 7 a 5, do Centro Educacional Integração/São Vicente. Porém, foi derrotada, por 7 a 4, pela UME João Ramalho/Cubatão; e por 8 a 7, pelo Colégio Vértex de Santos.

Na primeira etapa da competição, a garotada da EM Governador Franco Montoro obteve três vitórias, anotando 21 gols e sofrendo apenas seis. O time venceu, por 8 a 0, o Colégio Expressão/Mongaguá; por 7 a 2, o EM Antônio Pacífico/Santos; e, por 6 a 4, a Unidade Municipal de Ensino (UME) Rui Barbosa/Cubatão. No feminino, a equipe da EM Governador Franco Montoro acabou eliminada na primeira fase do certame. Elas perderam, por 12 a 5, para o Centro Educacional Objetivo/Santos; e, por 10 a 5, para a UME João Ramalho/Cubatão. 

Nenhum comentário: