Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Judoca de PG é bronze no Circuito Europeu

Tawany Gianelo brilha em Praga, na República Tcheca
 
 XAFTEC
Tawany destaca-se em torneio na República Tcheca
A judoca de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer –Sejel – e Educação – Seduc, e Liga Praiagrandense de Judô) e integrante da seleção brasileira sub-20, Tawany Gianelo da Silva (Litoral Plaza Shopping/Escola Técnica Fortec/Escola de Idiomas Wizard Praia Grande), 16 anos, peso superligeiro (até 44 quilos), conquistou medalha de bronze na etapa de Praga, na República Tcheca, do Circuito Europeu. O pódio ocorreu no último sábado (4).

“Estou muito feliz com esta conquista, bastante emocionada mesmo”, afirmou a judoca praiagrandense. “Perdi a luta contra a suíça Priscilla Morand mas, consegui me recuperar e dar a volta por cima na repescagem. Agora início a preparação para participar da etapa de Berlim, na Alemanha, que acontece no próximo dia 11. Agradeço o apoio dos amigos e familiares, além da técnica Danusa Shira”.

Título – Nesta temporada, em maio, na Ucrânia, Tawany conquistou medalha de ouro na Copa de Kiev (etapa do Circuito Europeu, categoria júnior). Na decisão do título, Tawany derrotou, por ippon (golpe perfeito da modalidade – pontuação máxima), a russa Venera Nizamova. A judoca local também obteve medalha de prata na Copa de Lyon, na França. Na decisão, Tawany perdeu, por ippon, para a romena Rut Barna.

No início do ano, atleta realizou período de treinamentos com a seleção nacional em Paris, na França, no Institut National du Sport, de L´expertise et de la Performance, o Centro Francês de Alto Rendimento. Durante cinco dias, ela esteve no continente europeu, trabalhando ao lado de judocas alemães, franceses e japoneses.

Currículo – Neste ano, Tawany sagrou-se campeã paulista sub-20, da Copa São Paulo (categorias sub-20 e sênior), dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Regionais do Estado e do Campeonato Brasileiro Regional (Sul-Sudeste).

Em 2011, obteve o título mundial sub-17, em Kiev, na Ucrânia. Ganhou também, o Torneio de Thuringia, na Alemanha (etapa do Circuito Europeu sub-17). Em novembro, em Mogi das Cruzes, a tornou-se a mais nova atleta da história de Praia Grande a conquistar medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior, competição adulta. Em setembro, em Santiago, no Chile, sagrou-se campeã pan-americana.

A judoca tem currículo completo. Campeã regional, estadual do interior, da Copa São Paulo, paulista, dos Jogos Abertos da Juventude, dos Jogos Abertos do Interior, sul-brasileira, brasileira, sul-americana, pan-americana, de etapa do circuito europeu, mundial; e ainda, brasileira, sul-americana escolar e de diversos Torneios Regionais e Estaduais. Com este currículo, já entrou para a história do judô e faz parte de um seleto grupo que conquistou todos os títulos possíveis na categoria de base (até 18 anos).

Nenhum comentário: