Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PG deve ter 22 modalidades qualificadas para os Jogos Abertos

Sejel aguarda homologação oficial da Secretaria Estadual
 
 XAFTEC
Secretaria Estadual deve confirmar classificados nos próximos dias
Nos próximos dias, a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo (SELT) divulga no diário oficial todas as modalidades e atletas (provas individuais) qualificados para disputarem a 76ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que ocorrem no mês de novembro, em Bauru. De acordo com dados internos, a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) de Praia Grande acredita na qualificação de 22 modalidades locais para a principal competição estadual.

“Nas nossas contas, vamos levar cerca de 202 pessoas para Bauru”, informou o secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Praia Grande, Antônio Carlos Salles. “Os critérios de classificação por equipes são: na categoria sub-21, apenas o campeão garante vaga; na livre, os dois primeiros colocados qualificam-se. Nos esportes individuais, como o atletismo, os medalhistas de ouro e prata também avançam para os Abertos”.

Contudo, há inúmeras situações que complicam o entendimento das regras. “Por exemplo, a cidade de São Caetano do Sul venceu os Jogos Regionais. Então classifica toda a delegação para os Abertos, abrindo vaga para outras equipes nas modalidades nas quais ela estava qualificada. São Bernardo do Campo venceu os Abertos de 2011, então também já classificou todo o grupo de atletas, abrindo mais vagas”, explicou Salles.

Classificação – Os Jogos Regionais selecionam atletas e equipes para os Jogos Abertos. Ambos são realizados anualmente. A classificação pode ocorrer por equipes, índices individuais (como na natação e no atletismo), colocação nos JAI do ano anterior e ainda convite da Secretaria Estadual. No caso de dupla classificação, a cidade subseqüente na colocação dos JR do ano vigente garante a vaga. O município sede também está assegurado em todas as disputas.

A participação nos JAI adota determinados critérios. Para primeira divisão, qualificam-se os três municípios melhores colocados na classificação geral dos Jogos Abertos do ano anterior; a cidade campeã geral, de cada uma das oito regiões esportivas dos JR; e o município sede dos Jogos Abertos, podendo este disputar todas as modalidades que tenha participado nos JR do mesmo ano.

Excluídos os integrantes classificados para a primeira divisão e da classe especial dos JAI, são selecionados para a segunda divisão os dois melhores colocados da primeira série e mais o melhor classificado da segunda divisão, por modalidade, categoria e sexo dos JR. Já a divisão especial pode ser disputada pelas cidades que possuem equipes de alto nível, que joguem os principais campeonatos do País, nas modalidades de basquetebol, handebol, voleibol (ambos os sexos), futsal e xadrez (masculino), por critérios estabelecidos pela Coordenadoria de Esporte e Lazer.

Nenhum comentário: