Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Paratletas fazem campanha histórica

Regulamento atrapalha destaque maior das modalidades
 
 
ELFTEC
Paratletas estabelecem novos recordes municipais
As equipes de atletismo e natação para pessoas com deficiência (PcD) de Praia Grande (Secretaria de Esportes e Lazer – SEEL) realizaram campanhas históricas na disputa da primeira divisão dos 57ºs Jogos Regionais (JR) do Estado de São Paulo – 1ª Região. Contudo, não tiveram maior destaque na pontuação final da Cidade, pois foram prejudicadas pelo novo regulamento.

Até o ano passado, estas modalidades somavam pontos para as cidades. Não havia competição masculina e feminina (M/F), mas sim PcD geral. Então, por exemplo, se Praia Grande fosse campeã do atletismo PcD somaria dez pontos (9 pelo título + 1 pela participação) na classificação geral (a somatória que define o município campeão dos Jogos).

A partir deste ano, as duas modalidades passaram a ser subitens das competições de atletismo e natação. Ou seja, elas não somam mais pontos diretos para as cidades, mas sim, dentro de cada esporte para depois se realizar uma somatória com a pontuação obtida pelos atletas regulares. Concluindo, não há mais títulos do atletismo M, F e PcD; apenas atletismo M/F. O mesmo ocorre na natação.

Dados – Apesar disto, a campanha das duas delegações de Praia Grande foram brilhantes. A turma de natação conquistou o inédito vice-campeonato geral, com 26 medalhas (17 ouros, 7 pratas e 2 bronzes). A marca de primeiros lugares é o novo recorde municipal. No total, apenas em 2010, o grupo da Cidade subiu mais vezes ao pódio; 28. O time teve comando de Silvia Schich Rodrigues e auxílio de Henrique Manaroulas.

A equipe de atletismo PcD também destacou-se ao faturar a terceira colocação geral, com 23 medalhas (14 ouros, 8 pratas e 1 bronze). Foram estabelecidos dois novos recordes: total de medalhas conquistadas e de primeiros lugares. O grupo teve comando de Daniela Eiko Itani, com auxílio de Flávio Barbosa da Cruz, Rodrigo Augusto da Silva Rosa e Maria Lúcia de Jesus.

Nenhum comentário: