Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Caratecas ganham quatro medalhas no Campeonato Pan-Americano

Atletas de Praia Grande conquistam um ouro, duas pratas e um bronze
A equipe de caratê de Praia Grande (Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer – Sejel - e Educação – Seduc; Liga Municipal – LPK e Associação de Pais - APK) conquistou quatro medalhas (um ouro, duas pratas e um bronze) no Campeonato Pan-Americano de Caratê. O certame, finalizado no domingo (4), ocorreu no município de Fortaleza, no Ceará, categorias infantil (12 e 13 anos), cadete (14 e 15), júnior (16 e 17) e sub-21 (18 a 20).

No kumitê, categoria sub-21, peso mais de 78 quilos, Marcelo Ramalho dos Santos sagrou-se campeão. Na júnior, menos de 59 kg, Sabrina da Silva Rodrigues conquistou medalha de prata. Vice-campeonato também na infantil, menos de 40 kg, com Jéssica Linhares de Paula (Escola Celestin Freinet). No katá (formas), júnior, terceiro lugar para Caroline de Lima (Colégio Objetivo, Classhouse e Estação Saúde).

Os caratecas da Cidade, Marcelo e Sabrina conquistaram vaga para disputar o 7º Campeonato Mundial de Caratê, classes júnior e sub-21, que ocorre de 13 a 16 de outubro, no município de Melaka, na Malásia. O certame é regido pela Federação Mundial de Caratê (World Karate Federation).

Marcelo – Entre tantas conquistas, o carateca Ramalho, soma diversos títulos paulistas, de Jogos Regionais e Abertos, brasileiros e sul-americanos. Em 2007, faturou bronze no Campeonato Pan-Americano. Em 2006, venceu o Campeonato Brasileiro. Em 2005, conquistou o vice-campeonato brasileiro e o bronze no Paulistão. Em 2004, sagrou-se campeão nacional. É formado em Educação Física pela
FEFESP/Unisanta. Faixa preta da modalidade, pratica caratê desde os 5 anos, após receber indicação médica para curar a bronquite. Ele recebe convocações para a seleção paulista desde 2000.

Sabrina – Neste ano (assim como em 2010), Sabrina faturou medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano. Em 2010, foi campeã paulista e brasileira. Foi terceira colocada no Brasileirão de 2009; ganhadora do paulista de 2008 e segunda colocada em 2007 e 2010. Iniciou no caratê em 2004, na EM Carlos Roberto Dias. Nascida em São Paulo, reside no Bairro Forte desde os 9 anos, quando o pai (militar) foi transferido para a Cidade.

Jéssica - Neste ano, Jéssica sagrou-se campeã brasileira e paulista. Ficou na terceirca colocação na 9ª Copa Brasil Biolab. Em 2010, venceu a Copa São Paulo, conquistou medalhas de bronze no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa), e no Campeonato Paulista Escolar. Em 2009, foi campeã paulista, do 63º Torneio Mestre Matsumura e terceira colocada no Campeonato Brasileiro. Em 2008, faturou medalha de bronze no Brasileirão.

Caroline – No Campeonato Sul-Americano de Caratê, Caroline não ganhou medalha. Ela foi derrotada por uma carateca peruana logo na estréia. Nesta temporada, ela sagrou-se vice-campeã paulista, brasileira por equipe e terceira colocada (individual) no Brasileirão. Em 2010, faturou cinco medalhas de ouro no 9º Mundialito de Caratê-Do e Kobu-Do (utilização de aramas típicas da tradição japonesa).
Caroline brilhou nas provas de BO (bastão), Nunchaku (dois pedaços de madeira unidos por uma corrente de ferro), Tunqua (bastão de defesa pessoal) e Sai (punhal de metal). Foi ainda campeã paulista e estadual escolar.

Em 2009, no Marrocos, disputou o Campeonato Mundial, categoria katá equipe. Competiu contra atletas de 17 países e ficou entre as 30 melhores do planeta. Garantiu vaga para o Mundial ao obter o vice-campeonato Pan-Americano. No mesmo ano, obteve o terceiro lugar nos Campeonatos Paulista e Brasileiro, e venceu a 5ª Copa Praia Grande. Em 2008 sagrou-se campeã paulista de katá e venceu a 5ª Copa Oswaldo Justo. Em 2007, obteve medalha de prata no Paulistão e ficou em quinto lugar no nacional. Em 2006 terminou o certame estadual na quinta colocação.

Treinos - Os caratecas da Cidade (equipe de competição) treinam em horários distintos, em quatro Academias: Yoshimura Kyokai/Sejel (Sensei Jorge Yoshimura - Bairro Boqueirão), Yamato Dojo (Gledson Paiva - Anhanguéra), Seikan (Márcio Papi – Tupi), Kami Dojo (Ronaldo Rodrigues - Samambaia) e Academia Gladiators (Rodrigo Inácio - Tupi). E ainda, na Fábrica do Esporte Mestre Yoshihide Shinzato (Rua Mococa, 685, Bairro Boqueirão). Outras informações podem ser obtidas na Sejel, telefone 3472-4426.

Nenhum comentário: