Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Velejadores disputam evento internacional

Até o próximo sábado (28), em Ilhabela, a equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Esportes e Lazer – SEEL– e Educação – Seduc; e Marinha do Brasil) encara 11 oponentes na disputa da 45ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela, evento, regido pelo Yacht Clube de Ilhabela com apoio da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp).

Na classe RGS C (veleiros com cabine que possuem características de cruzeiro) – Ranger 22, o selecionado municipal compete com o barco cooperação. Também disputam o título internacional as embarcações Xiliki/Ilhabela, Prozak/São Paulo, Rainha/Marinas Nacionais/Ilhabela, Grandpa/Santos, Aquarius/Brasília, Cação/Rio de Janeiro, Khanshin/São Paulo, UBA/Ubatuba, Pioneiro, Solaris II/Ubatuba e Aquarela/Belo Horizonte (Minas Gerais). 

No total, serão realizadas seis regatas (uma serve para descarte, ou seja, apenas cinco contam pontos para a classificação final). O time de Praia Grande tem comando técnico do professor Silvio Belo e que no ano passado, o grupo municipal terminou em oitavo lugar na categoria oceânica da 44ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela.

Monotipos - Nos dias 8 e 9 deste mês, em Ilhabela, de Praia Grande disputou a 45ª Semana Internacional de Vela Oceânica de Ilhabela, na classe dos barcos monotipos (embarcações monotipos são construídas conforme desenho único, tendo as mesmas medidas e peso: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro e velame). Na classe open bic, a turma da Cidade conquistou medalha de prata com Giovana Vieira e bronze com Esdras Santana.

Retrospecto - Em 2017, na dingue, categorias sênior (mais de18 anos) e geral, títulos para Thiago Santana e Mariana Groba. Na máster (mais de 35 anos), o time da Cidade assegurou as três primeiras colocações com Sidney e Brian Henrique, Paulo Raíto, José e Danilton; Reynaldo Faustino e José Carlos. Na estreante, Guilherme Menezes e Yasmin Silva foram vice-campeões. Na júnior (até 17 anos), a turma municipal conquistou medalhas de prata e bronze com Dênis Fusco, João e Vitor; Isaías Menezes e Jamyli Oliviera. Na feminina aberta (idade livre), terceiro lugar para Mariângela, Sônia e Honeida Soares. Na classe open bic (barcos individuais para atletas com até 25 anos), primeira e segunda posições para Vitor Sudbrack e Ellion Santana. Na holder, Esdras Santana foi o segundo melhor e Rafael Soares, o terceiro.

Em 2016, o time de Praia Grande conquistou seis medalhas (três pratas e três bronzes). Em 2015, Praia Grande faturou 12 medalhas (seis ouros, três pratas e três bronzes) no evento internacional. Em 2014, conquistou 11 medalhas (quatro ouros, duas pratas e cinco bronzes). Em 2013, a turma praia-grandense obteve seis medalhas (quatro ouros, uma prata e um bronze). Em 2012, vieram seis conquistas (dois ouros, uma prata e três bronzes). Em 2011, foram nove medalhas (dois ouros, três pratas e quatro bronzes). Em 2010, o time local trouxe oito medalhas (quatro ouros, três pratas e um bronze). Em 2009, mais 11 medalhas (três ouros, quatro pratas e quatro bronzes). Em 2008, outras 19 medalhas (seis ouros, sete pratas e seis bronzes).

Aulas – As aulas do Programa Navega São Paulo de Praia Grande são abertas a pessoas de todas as idades, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua. Também conhecido como Portinho, o local, banhado pelo Mar Pequeno, está situado na entrada da Cidade, na Rua Paulo Sérgio Garcia s/nº, Bairro Sítio do Campo. 

Para participar basta que os interessados compareçam ao local das aulas, preencham ficha cadastral e apresentem documento de identidade com foto. Os menores de idade precisam que os responsáveis façam a inscrição. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Educação (Rua José Borges Neto, 50, Bairro Mirim, ao lado da Prefeitura, telefone 3496-2350).

Nenhum comentário: