Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

Paulista A2: Tradicionais, São Bento e Marília retornam à elite do futebol paulista

Os dois times já fizeram história tanto âmbito estadual como nacional. (fonte futebol do interior)

– O interior de São Paulo está mais feliz neste sábado. Com o término do Campeonato Paulista da Série A2, dois clubes tradicionais estão de volta à elite do futebol paulista. O São Bento, de tantas glórias na décadas de 1960, 70 e 80 terminou em terceiro lugar, com a vitória por 2 a 1 sobre o catanduvense. O Marília, que deu tanta alegria aos paulistas no início da década de 2000 também retornou com uma vitória por 2 a 1 sobre o Guaratinguetá. Capivariano e Red Bull já tinham garantido as outras duas vagas.

Dos dois clubes, o São Bento estava mais tempo longe da elite. O time sorocabano foi rebaixado para a Série A2 em 2007 e depois disso, viveu uma fase de queda. Em 2011, após uma campanha ruim, foi rebaixado para a Série A3, de onde retornou no ano passado. Agora, o torcedor do Bentão pode bater no peito mais uma vez com orgulho e dizer que faz parte de um dos 20 melhores clubes de São Paulo.
O Marília fez a sua última participação no Paulistão em 2009. Na época, o time estava afetado por uma mudança de gestão, que já tinha permitido a queda da Série B para a C do Campeonato Brasileiro. Assim, como o São Bento, caiu para a Série A3 em 2011 e só conseguiu retornar à A2 no ano passado.
Passado gloriosoSão Bento e Marília possuem mais semelhanças do que dois times que vieram da Série A3 no ano passado e retornaram neste ano para a elite com dois acessos consecutivos. Os dois clubes criaram uma tradição no interior, com verdadeiros esquadrões no passado. Fundado no dia 14 de setembro de 1913, o São Bento começou a chamar a atenção do público geral em 1963, quando na sua primeira participação na Primeira Divisão já terminou na quarta posição.
Com um time que chamava a atenção e que foi apelidado de “Glorioso Esquadrão Alvi-Celeste”, o São Bento permaneceu 29 anos ininterruptos na Primeira Divisão, se tornando um dos clubes mais tradicionais do interior do Estado, ao lado de América, Ferroviária e Noroeste.
A década de 1990, entretanto, foi para ser esquecida da lembrança do torcedor do São Bento. Rebaixado para a Segunda Divisão em 1991, o clube passou por péssimas administrações. Afetado pela Lei Pelé, que tirou dos clubes os passes dos jogadores, o time sorocabano chegou a ser rebaixado para a que na época se chamava Quarta Divisão do Campeonato Paulista, em 1998.
O time ainda conseguiria voltar a elite em 2006, mas um ano depois voltaria para a Série A2.
Marília na Série B do Campeonato Brasileiro
Boas lembranças da década de 1990 e 2000Quem acompanha o retorno do Marília nesta temporada na elite e ainda é muito jovem, não sabe o quanto o clube já foi importante para o futebol paulista. Fundado em 12 de abril de 1942, o MAC alcançou o primeiro acesso à elite em 1971 e permaneceu na competição até 1985, sem ter chegado próximo do título em nenhuma oportunidade.
Na década de 1990, porém, o Marília não só retorna para a Primeira Divisão, como se torna um dos principais clubes do interior. A promoção veio em 1990, com um time que contava com o atacante Guilherme, que viria a ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1999 pelo Atlético-MG. Após a queda em 1994, entretanto, o clube voltou a uma fase, ruim, chegando a disputar a Série B1 do Campeonato Paulista, atual Segundona.
As grandes campanhas voltariam no ano de 2001, quando o empresário Luiz Antônio Duarte Ferreira, o popular Cai-Cai, assumiu o comando administrativo do clube. No ano seguinte, o Marília venceria a Série A2 e retornava para a elite, desta vez para figurar com respeito. No mesmo ano ele ainda conseguiria o acesso na Série C do Campeonato Brasileiro, chegando a Série B.
Logo no seu primeiro ano na Série B, o time comandado por Paulo Comelli consegue a classificação para a Fase Final e por muito pouco não chega a Série A2. Naquele ano os tradicionais Botafogo e Palmeiras subiriam e o MAC terminou na quarta posição.
Em 2005, mais uma grande campanha na Série B, que levou o time ao 2º lugar na classificação geral, mas o acesos não veio por tropeços contra Náutico e Portuguesa na fase final.
Com a saída de Cai-Cai, o investimento no Marília diminuiu e as consequências foram as piores possíveis, como o rebaixamento para a Série A2 e para a Série C do Brasileirão em 2008.
Retorno de formas diferentesO segredo do São Bento para garantir o acesso neste ano foi simples: manteve a base boa que havia sido campeã da Série A3 no ano passado com o técnico Edson Vieira e trouxe o especialista em levar times para elite, Paulo Roberto Santos. No início, o técnico era contestado por ter treinado o rival Atlético Sorocaba, mas com o passar do campeonato, ele caiu nas graças da torcida e levou o time para o Paulistão.
O Marília fez diferente. Ainda que tenha mantido o técnico Luis dos Reis, responsável pelo acesso na Série A3, o time contratou um pacotão de jogadores, entre eles os experientes e caros Wágner Diniz, ex-São Paulo e Vasco, Wellington Amorim, ex-Ceará e América-MG e Thiago Gomes, ex-Palmeiras e Vitória. Com o investidor Sérgio Roberto Melle, dono da Sprimg Sport por trás, o esperado aconteceu: salários e prêmios atrasados e dívidas com redes hoteleiras e de transporte. Ainda assim, o time ficou fechado e correspondeu dentro de campo. Resta saber se agora com o acesso Melle pagará o que deve.
Alguns jogadores famosos que passaram por São Bento ou Marília:
São Bento:
- Abelha
- Luis Pereira
- Marinho Peres
- Odair Patriarca
- Zenon
- Bozó
Marília:
- Guilherme
- Wellington Amorim
- Serginho Chulapa
- Sorato
- Maurílio
- Catanha

Nenhum comentário: